Ciência

Tesouros da Idade do Bronze estavam enterrados em campo de futebol

Esse tesouro arqueológico encontrado no campo de futebol cativou o interesse dos moradores de Ely, subúrbio britânico de Cardiff. 
Imagem: Universidade de Cardiff/Reprodução

Uma escavação no campo de futebol de um parque de Cardiff, capital do País de Gales, revelou uma descoberta arqueológica extraordinária sobre a cultura britânica na Idade de Bronze. No último final de semana, arqueólogos e voluntários de Cardiff descobriram duas casas redondas, o tipo de moradia dos habitantes da região há 3.500 anos. Além disso, eles acharam um forno de barro do mesmo período.

whatsapp invite banner

Esse tesouro arqueológico encontrado no campo de futebol de Trelai Park e cativou o interesse dos moradores de Ely, subúrbio de Cardiff.

O forno de barro, de acordo com arqueólogos, serviu para criar ferramentas, armas e joias. Além disso, nesta semana, os escavadores encontraram um recipiente perto do forno, sendo, possivelmente, uma urna. As cinzas de um ferreiro da Idade de Bronze podem estar nessa urna, ainda de acordo com os arqueólogos.

As casas redondas são as moradias mais velhas da história de Cardiff, construídas e reconstruídas no mesmo local do campo de futebol, sugerindo uma ocupação contínua de gerações durante a Idade de Bronze. 

Campo de futebol que virou sítio arqueológico

O local foi descoberto através de uma análise geofísica, em 2022, para a construção do campo de futebol sintético no Trelai Park. Após a descoberta de evidências de construções pré-históricas, a comunidade dos bairros Careau e Ely, em parceria a Universidade de Cardiff, criaram o Projeto de Redescoberta da Herança História de Caeor e Ely (CAER).

Em entrevista ao The Guardian, o co-diretor do CAER, Oliver Davis, afirmou que o escopo desse sítio arqueológico no Trelai Park continua “a surpreender”. Veja, no vídeo baixo:

“Não temos um rei debaixo de um estacionamento”, diz Davis, em referência a descoberta do local do sepultamento do rei Ricardo III, em um estacionamento em Leicester, “mas temos a Idade de Bronze em um campo de futebol”.

Agora, além de Ryan Giggs, a importância do futebol para o bairro de Ely ganhou representantes da Idade de Bronze. Esses artefatos, portanto, destacam o papel do trabalho comunitário para preservação da herança histórica.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas