_Brasil

São Paulo libera impressão de licenciamento CRLV em casa

O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) em São Paulo, que agora pode ser emitido e impresso em casa. O estado não é o único a contar com a opção, que já estava disponível em 19 regiões.

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo

Imagem: Agência Brasília/Flickr

Boa parte dos nossos documentos estão sendo disponibilizados de forma digital. O mais recente a entrar nessa é o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) em São Paulo, que agora pode ser emitido e impresso em casa. O estado não é o único a contar com a opção, que já estava disponível em 19 regiões.

A versão digital do documento está disponível no Portal de Serviços do Denatran e no app Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para fazer a emissão, o proprietário precisa estar com as obrigações e débitos do veículo em ordem junto aos órgãos de trânsito.

Chamado de CRLV 100%, a opção foi desenvolvida pela Serpro e tem a autenticidade garantida por um QR Code, que pode ser apresentado e consultado pelos agentes de trânsito em uma eventual fiscalização.

Os motoristas poderão optar por duas formas de apresentar o documento: pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no smartphone ou pela impressão – se esse for o caso, é preciso que o QR Code esteja legível.

A Serpro recomenda que o próprio usuário dê uma conferida para ver se a impressão permite a leitura do QR Code baixando o app VIO para Android ou iOS. Esse é o mesmo app utilizado pelas autoridades de fiscalização de trânsito.

O CRLV 100% digital já está disponível no Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins e Distrito Federal.

Outros estados ainda devem contar com a opção até 30 de junho de 2020, conforme a data limite estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“Devido a resposta que os estados precisam dar à situação causada pelo COVID-19, o Serpro antecipou a integração com os sistemas dos Detrans para que seja possível oferecer essa opção ao cidadão”, comentou o gestor da CDT no Serpro, Isidro Santos.

Sair da versão mobile