Oportunidade para você que terminou ou está prestes a concluir o Ensino Médio: a Casa Taiguara, um projeto social que atua na formação técnica digital de adolescentes estudantes de escolas públicas, está oferecendo nove cursos presenciais relacionados à tecnologia para estudantes.

Os cursos são: Web Design, Arte Digital, Programação Básica, Office Avançado, Audiovisual, Modelagem 3D, Google Adwords, Game Design, Game Tester, Python e Facebook para negócios. Eles duram quatro meses e têm carga horária que varia de 40 a 84 horas. E, o melhor de tudo: são gratuitos e os alunos ainda recebem uma força para ingressarem no mercado de trabalho.

Para concorrer a uma vaga, os requisitos são ser estudante (ou ter concluído o Ensino Médio) da rede pública de SP e ter entre 15 e 21 anos. Se você se encaixar, tem que fazer o cadastro no site www.casataiguara.org.br até o dia 6 de fevereiro. No e-mail de confirmação virá a data para comparecer ao CTC Digital e concluir o cadastro. Fique atento aos documentos necessários: cópia do RG, cópia do Comprovante de Escolaridade (declaração da Escola Pública onde estuda) ou Certificado de Conclusão do 2º. Grau e também do Número de Inscrição.

Calma que ainda não acabou. Como são apenas 16 vagas por curso e a demanda é sempre maior que a oferta, os candidatos farão um teste seletivo composto por quatro provas (português, matemática, lógica e específica do curso que escolheu) com dez questões de múltipla escolha cada. Os melhores entram. As aulas começam no dia 6 de março e vão até 3 de julho.

Os cursos, totalmente gratuitos, são financiados pelo FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Se você cumpre os requisitos ou conhece alguém assim, é uma oportunidade e tanto de dar um gás na sua formação e, de quebra, sair do curso com grandes chances de descolar um bom emprego.