Dados da New Horizons sugerem atividade vulcânica recente em Plutão

De acordo com um novo estudo, o planeta anão conta com diversos vulcões gelados, que estavam ativos até pouco tempo atrás
Atividade vulcânica Plutão
Imagem: NASA/Reprodução

Até pouco tempo atrás, Plutão, nosso vizinho de Sistema Solar e ex-planeta, contava com atividade vulcânica. Pelo menos, é isso que sugere um estudo publicado na revista Nature Communications.

A descoberta leva os cientistas a crer que o planeta anão ainda possui resquícios consideráveis de calor em seu interior, contrariando o que se pensava até então.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após analisar imagens de Plutão obtidas pela sonda New Horizons, da NASA, em 2015. Diversas cúpulas vulcânicas foram notadas na região, mas o destaque ficou para o Wright Mons.

Essa estrutura tem cerca de 5 quilômetros de altura e 150 quilômetros de diâmetro. Seu volume é comparável ao do Mauna Loa, um dos maiores vulcões da Terra, localizado no Havaí. 

Os vulcões de Plutão não são como os nossos. Eles ejetam uma mistura de gelo e água, que acaba congelando quando chega a superfície e formando um novo terreno. Para você ter uma ideia, a temperatura média no planeta anão é de -232ºC.

Vulcões Plutão

Imagem baseada em dados de 2015 da missão New Horizons, que mostra visão perspectiva da região vulcânica de Plutão. Imagem: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Southwest Research Institute/Isaac Herrera/Kelsi Singer/Reprodução

E foi exatamente a superfície que chamou a atenção dos cientistas. É comum que os objetos celestes sejam impactados por asteroides, ficando repletos de crateras. Mas tais deformações não foram observadas em Plutão, o que sugere que seus vulcões gelados estavam ativos há pouco tempo (entre 100 e 200 milhões de anos) e remodelaram o local. 

Mas, para que os vulcões entrem em erupção, é necessário uma fonte de calor. Isso indica que Plutão, apesar de pequeno e distante do Sol, conseguiu reter energia suficiente para manter uma atividade vulcânica em um período avançado de sua história. Uma surpresa para os pesquisadores.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas