Ciência

É bom dormir com meia? Veja o que diz a ciência

Spoiler: dormir com meia até pode incomodar os mais calorentos, mas ela também tem seus benefícios contra a insônia, por exemplo
Imagem: Gabrielle Henderson/ Unsplash/ Reprodução

O tema é polêmico: há quem ame e há quem odeie dormir com meia. Mas se você é do segundo time, a ciência tem argumentos que podem te fazer mudar de ideia. 

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Segundo estudo de cientistas da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, pessoas que dormem com meia caem no sono mais fácil, permanecem dormindo por mais tempo e acordam menos vezes durante a noite do que aqueles que não usam a vestimenta.

O que a ciência diz

Em geral, o corpo de uma pessoa varia de temperatura ao longo de um dia. Seguindo o ciclo circadiano, o organismo está mais quente durante a tarde, especialmente entre as 16h e as 20h.

A partir desse horário, o corpo começa a se preparar para dormir, de acordo com o relógio biológico. Assim, quando você começa a sentir sono, sua temperatura central começa a cair. Isso avisa seu organismo que é hora de descansar.

O esfriamento do corpo não acontece à toa. Além da diminuição das atividades executadas, ele também ocorre para evitar o superaquecimento do organismo durante a noite, o que pode prejudicar o sono.

Mas caso você durma sem meias e seus pés fiquem frios, o corpo pode  tentar compensar aumentando sua temperatura central. Dessa forma, você deve ficar mais quente e isso pode dificultar o adormecer.

Por isso, ao usar meias, seus pés se mantêm aquecidos, seus vasos sanguíneos se dilatam e você “contribui” para esse processo natural do organismo de liberação de calor através da pele, diminuindo assim a temperatura central do seu corpo. Isso evita uma possível perturbação ao sono.

Mas não só. Embora contraditório, dormir com meia para esquentar os pés pode aliviar também os fogachos e calorões sentidos durante a noite por mulheres que passam pela menopausa.

Há exceções

Apenas um grupo de pessoas deve ter cuidado com o hábito: aquelas com problemas circulatórios. Isso porque, a depender da meia, o fluxo sanguíneo na região dos pés e pernas pode ser reduzido. Nesse caso, é preciso escolher bem os modelos que vai usar.

Fora isso, quem não consegue dormir com meia pode cultivar outro hábito que tem o mesmo resultado. O escalda pés, que consiste em mergulhar os pés em uma bacia com água morna, pode ter o mesmo efeito no organismo.

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Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

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