Amanhã é o Dia Mundial da Saúde, e para marcar a efeméride, a OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou sua primeira pesquisa global sobre diabetes. Os resultados são alarmantes.

>>> Número de obesos no mundo já é maior do que de pessoas que estão abaixo do peso
>>> Estudo sugere que beber café pode reduzir os danos no fígado causados pelo álcool

Segundo a OMS, o número de casos de diabetes quase quadruplicou nos nas últimas três décadas. Em 1980, o número de adultos com a enfermidade em todo o mundo era de 108 milhões; em 2014, chegou a 422 milhões. O levantamento não faz distinção entre tipo 1 e tipo 2. No entanto, é citado que o tipo 2 — que tem relação com estilo de vida e escolhas de dieta — é o mais comum.

“[O aumento] reflete um crescimento associado a fatores de risco como sobrepeso ou obesidade”, diz o estudo, notando a forte conexão entre diabetes com a falta de exercícios físicos e hábitos alimentares pouco saudáveis.

Apenas a diabetes causou 1,5 milhão de mortes em 2012, enquanto o alto nível de glicose no sangue resultou em 2,2 milhões de óbitos.

Enquanto países  baixa renda ou média têm tido grande alta no número de casos, “o diabetes está crescendo em todas as regiões do mundo”, diz o levantamento. A maior alta registrada foi no leste do Mediterrâneo — em 2014, 13,4% dos adultos tinham diabetes. Em 1980, o número era 5,9%.

diabetes-oms

“Diabetes é uma doença silenciosa, mas está em uma marcha incessante que nós precisamos parar”, disse Etienne Krug, da OMS, à BBC.

Sim, pode ser que após essa notícia você prefira comer uma salada em sua próxima refeição.

[OMS via BBC]