A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais letal da história da humanidade, com estimativas que variam entre 50 milhões e 70 milhões de mortes. Esta informação talvez não cause o devido impacto — por isso, o chocante documentário The Fallen of World War II se encarrega de tentar representar a dimensão do horror da guerra.

O filme é uma obra do desenvolvedor e cineasta Neil Halloran. O curta constrói uma linha do tempo para expor os números de civis e militares mortos por país ao longo dos seis anos da Segunda Guerra Mundial e usa visualizações de dados, narração e imagens para mostrar quantas vidas humanas foram perdidas no confronto.

1284251193336419619

As visualizações de dados usam a aproximação de um ícone para mil mortos. Pilhas gigantes de ícones se formam para representar as atrocidades do confronto — das mais conhecidas, como o Holocausto, até algumas menos faladas, como a enchente do Rio Amarelo, provocada pela China para conter o avanço das tropas japonesas e que sacrificou 500 mil vidas.

[vimeo 128373915 740 416]

Os dados também colocam a Segunda Guerra Mundial em comparação com outros confrontos altamente letais na história, o que fica ainda mais assustador quando se leva em conta que a Segunda Guerra Mundial foi relativamente curta, durando apenas seis anos, ao passo que outros eventos com números semelhantes de mortes ultrapassavam a escala das décadas.

The Fallen of World War II está disponível gratuitamente no Vimeo. O site oficial do projeto traz ainda uma versão com outras opções de idiomas, além de informações sobre o projeto e um link para doações para expandi-lo. É um excelente trabalho de dados para que jamais esqueçamos o horror da guerra. [fallen.io via io9]