Das greves de 77 no ABC à chapa “Lulalckmin”: conheça o Petecanos, o novo podcast da F451 e do Jota
Se você não tem idade para ter acompanhado o período final da Ditadura de 64 ou pelo menos o que aconteceu antes de Fernando Henrique Cardoso derrotar Lula na eleição presidencial de 1994, pode se surpreender ao saber que, em 1977 e 1978, ambos estiveram do mesmo lado, apoiando um ao outro. Assim como a ex-presidente Dilma Rousseff e o hoje senador tucano José Aníbal já estiveram na mesma trincheira da luta armada contra o regime militar.
É esta história que conta o Petecanos, novo podcast produzido pela agência F451, que edita o Giz, em parceria com o site Jota.
Com o nome inspirado em uma provocação do ex-governador Anthony Garotinho, que em 2002 dizia serem ambos os partidos rivais “farinha do mesmo saco”, o podcast volta aos sombrios tempos pós Golpe de 64 para traçar as origens dos partidos que dominaram a redemocratização até a eleição de 2018.
“Mesmo a eleição de 2018 tem muito a ver com essa história”, diz o jornalista Caio Maia, que dirige e apresenta o podcast — e que também escreve aqui no Giz. “O atual presidente é um produto do revanchismo dessa ditadura que as forças que criaram tanto PT quanto PSDB derrotaram. E sua eleição é o ápice da crise entre os dois.”
Tanto a pesquisa quanto os roteiros do Petecanos são obra do jornalista Marlos Ápyus. Para ele, “o Petecanos oferece uma grande oportunidade para o eleitor brasileiro reavaliar erros e acertos cometidos durante a redemocratização. Mais ainda, ajuda a compreender como a política brasileira chegou a 2022 tão conturbada.”
O Petecanos será publicado como uma série de dez episódios, um por semana, e o primeiro vai ao ar no próximo dia 13 de setembro. Você escuta o trailer aqui.