_Cultura

Grupo de hip-hop De La Soul chega finalmente ao streaming em março

Os seis primeiros álbuns do trio estarão disponíveis nas plataformas a partir de 3 de março

de la soul

Imagem: Reprodução/Matti Hillig

O trio norte-americano de hip-hop De La Soul vai passar a fazer parte dos serviços de streaming pela primeira vez em 3 de março. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3). As informações são da Variety.

Segundo o anúncio, os seis primeiros dos oito álbuns de De La Soul estarão disponíveis em todas as plataformas no dia 3 de março. A data marca o 34º aniversário de lançamento do álbum de estreia da banda, “3 Feet High and Rising”. Em 13 de janeiro, chega aos streamings o single “The Magic Number“, utilizado nos créditos finais de “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” (2021).

Coibido por questões legais, como samples, por exemplo, o catálogo da banda, parte da gravadora Tommy Boy Records, foi adquirido pela Reservoir Media. A empresa irá distribuir o catálogo pela Chrysalis Records. Além disso, de acordo com o contrato com a Tommy Boy, que o trio se recusou a assinar, eles receberiam apenas 10% da receita de streaming.

Sobre a chegada das músicas de De La Soul aos streamings, a vice-presidente executiva de desenvolvimento de catálogo da Reservoir, Faith Newman, se pronunciou. “Significa o mundo para nossa equipe cumprir essa promessa e expor toda uma nova geração de ouvintes a um dos catálogos mais importantes da história do hip-hop”, disse.

A história de De La Soul

O grupo de Long Island (NY), começou em 1987, na escola, mas só estreou seu primeiro álbum, um dos melhores do gênero, dois anos depois. O disco conta com sucessos como “Me Myself and I“, “Say No Go” e “Plug Tunin“, foi disco de platina pela RIAA e conquistou o primeiro lugar na parada de R&B/Hip-Hop da Billboard.

O impacto de “3 Feet High and Rising” é tamanho que a obra virou parte do Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso dos EUA. A lista reúne gravações sonoras “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativas”.

Sair da versão mobile