De olho no Brasil, Leonardo DiCaprio celebra eleição de mulheres indígenas
O ator norte-americano Leonardo DiCaprio celebrou a eleição das brasileiras Sônia Guajajara e Célia Xakriabá na Câmara dos Deputados. As representantes indígenas foram eleitas pelo PSOL em São Paulo e Minas Gerais, respectivamente, no último domingo (2).
“Parabéns para @GuajajaraSonia na conquista de uma cadeira no Congresso brasileiro”, escreveu o ator de Hollywood no Twitter. “Faz história como a primeira mulher indígena eleita como deputada federal”.
DiCaprio, 47 anos, ativista das causas da Amazônia e das mudanças climáticas, diz que a representação é essencial para garantir que os direitos dos povos indígenas sejam reconhecidos e cumpridos. “São os guardiões de nossas florestas”, escreveu.
Congrats to @GuajajaraSonia on winning a seat in Brazil's Congress, making history as the first Indigenous woman elected as a federal deputy. This representation is essential to ensure that the rights of Indigenous peoples, the guardians of our forests, are recognized & enforced. https://t.co/7LLELd2oR9
— Leonardo DiCaprio (@LeoDiCaprio) October 5, 2022
“A Amazônia e a saúde do nosso planeta estão em ótimas mãos com essas líderes incríveis”, afirmou o ator no tuíte para Xakriabá.
Congrats to @celiaxakriaba, 1 of 2 Indigenous women to win seats in Brazil's Congress. The Amazon, and the health of our planet, are in great hands with these incredible leaders. https://t.co/SBsxqCsy1V
— Leonardo DiCaprio (@LeoDiCaprio) October 5, 2022
Essa não é a primeira manifestação de DiCaprio sobre a eleição brasileira. Em abril, o ator integrou a campanha com grandes nomes de Hollywood, como Mark Rufallo, que convocou os jovens brasileiros a tirarem seus títulos de eleitor.
“O Brasil é o lar da Amazônia e outros ecossistemas críticos para as mudanças climáticas”, disse à época. “O que acontece lá importa para todos nós e a votação entre os mais jovens é a chave para motivar mudanças por um planeta saudável”.
Eleição recorde de indígenas
Além de Guajajara e Xakriabá, outros três deputados indígenas foram eleitos no último domingo (2). Ao todo são cinco representantes – um recorde. São eles:
- Célia Xakriabá (PSOL-MG). Eleita com 101.154 votos.
- Juliana Cardoso (PT-SP). Eleita com 125.517 votos.
- Paulo Guedes (PT-MG). Reeleito com 131.494 votos.
- Silvia Waiãpi (PL-AP). Eleita com 5.435 votos.
- Sônia Guajajara (PSOL-SP). Eleita com 156.966 votos.
Diferente do informado por DiCaprio, Guajajara não é a primeira mulher indígena eleita deputada federal no Brasil. Joênia Wapichana (Rede-RR) ocupou uma cadeira da Câmara na legislatura atual, mas não foi reeleita.