De olho no Brasil, Leonardo DiCaprio celebra eleição de mulheres indígenas

O ator norte-americano Leonardo DiCaprio, ativista das causas da Amazônia, parabenizou Sônia Guajajara e Célia Xakriabá pela eleição para a Câmara dos Deputados
De olho no Brasil, Leonardo DiCaprio celebra eleição de mulheres indígenas
Imagem: Monika Flueckiger/World Economic Forum/Divulgação

O ator norte-americano Leonardo DiCaprio celebrou a eleição das brasileiras Sônia Guajajara e Célia Xakriabá na Câmara dos Deputados. As representantes indígenas foram eleitas pelo PSOL em São Paulo e Minas Gerais, respectivamente, no último domingo (2). 

“Parabéns para @GuajajaraSonia na conquista de uma cadeira no Congresso brasileiro”, escreveu o ator de Hollywood no Twitter. “Faz história como a primeira mulher indígena eleita como deputada federal”. 

DiCaprio, 47 anos, ativista das causas da Amazônia e das mudanças climáticas, diz que a representação é essencial para garantir que os direitos dos povos indígenas sejam reconhecidos e cumpridos. “São os guardiões de nossas florestas”, escreveu. 

“A Amazônia e a saúde do nosso planeta estão em ótimas mãos com essas líderes incríveis”, afirmou o ator no tuíte para Xakriabá.

Essa não é a primeira manifestação de DiCaprio sobre a eleição brasileira. Em abril, o ator integrou a campanha com grandes nomes de Hollywood, como Mark Rufallo, que convocou os jovens brasileiros a tirarem seus títulos de eleitor

“O Brasil é o lar da Amazônia e outros ecossistemas críticos para as mudanças climáticas”, disse à época. “O que acontece lá importa para todos nós e a votação entre os mais jovens é a chave para motivar mudanças por um planeta saudável”. 

Eleição recorde de indígenas 

Além de Guajajara e Xakriabá, outros três deputados indígenas foram eleitos no último domingo (2). Ao todo são cinco representantes – um recorde. São eles: 

  • Célia Xakriabá (PSOL-MG). Eleita com 101.154 votos. 
  • Juliana Cardoso (PT-SP). Eleita com 125.517 votos. 
  • Paulo Guedes (PT-MG). Reeleito com 131.494 votos. 
  • Silvia Waiãpi (PL-AP). Eleita com 5.435 votos. 
  • Sônia Guajajara (PSOL-SP). Eleita com 156.966 votos. 

Diferente do informado por DiCaprio, Guajajara não é a primeira mulher indígena eleita deputada federal no Brasil. Joênia Wapichana (Rede-RR) ocupou uma cadeira da Câmara na legislatura atual, mas não foi reeleita. 

Assine a newsletter do Giz Brasil

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas