De Uberaba para a Times Square: quem é o trio negro de rock Black Pantera
Pintou novidade das boas na cena musical brasileira! A banda de metal Black Pantera, de Uberaba, em Minas Gerais, apareceu recentemente em um outdoor na Times Square, em Nova York. A conquista do trio negro de rock faz parte da campanha do YouTube “Black Voices” junto do lançamento do novo single “Legado”, para o Dia da Consciência Negra.
Nas redes sociais, o grupo compartilhou o feito. “Das ruas do Parque São Geraldo e da Abadia em Uberaba diretamente para os outdoors na Times Square em New York. ‘Ascensão’, nosso ‘Legado’. Muito obrigado YouTube Black Voices. Histórico, Preto, Poderoso”. Veja:
https://www.instagram.com/p/ClOi0Nzurfo/?utm_source=ig_web_copy_link
Mas quem é esse trio negro de rock pesado? O Black Pantera é uma banda de crossover thrash (mistura de mais de um gênero musical) formada em Uberaba, Minas Gerais, em 2014. É composta por Charles Gama, Chaene da Gama e Rodrigo “Pancho” Augusto. Todos são negros e o grupo aborda temas como política, racismo e discriminação em geral em suas letras.
O nome do grupo é inspirado no partido revolucionário norte-americano Panteras Negras, criado em 1966 para combater a opressão ao povo negro. Influenciados por Bad Brains, Rage Against the Machine, Motorhead, James Brown, Tupac, entre outros, seu som tem elementos de thrash metal, hardcore punk e crossover thrash.
Eles se apresentaram em festivais como o Afropunk e o Download Festival, além de terem aberto shows de ou tocado com bandas como Dead Fish, System of a Down, Slayer, Project46, O Rappa e Sepultura. Além disso, já se apresentaram na Colômbia, França, Itália e Estados Unidos.
“Ascensão” é o título do terceiro álbum do trio, lançado em março deste ano. Com um repertório bem engajado e com foco na luta e conquistas do povo preto, o projeto incluiu músicas como “Delírio coletivo”, “Eles que lutem”, “Estandarte” (gravada com o grupo Tuyo) e “Fogo nos racistas”.
Já o single mais recente, intitulado de “Legado”, foi idealizado e gravado para o Dia da Consciência Negra. Na canção, eles reforçam o compromisso com a luta antirracista, além de exaltar com orgulho as conquistas do povo negro, e cita na letra nomes como Malcom X (1925 – 1965), Martin Luther King Jr. (1929 – 1968) e o líder negro brasileiro Zumbi dos Palmares (1655 – 1695).
Recentemente o grupo se apresentou no Rock in Rio, em setembro, e no Primavera Sounds, em novembro, e já está anunciado para o Lollapalooza 2023. Também foram indicados a Melhor Grupo do Ano no Prêmio Multishow. Ouça o último single lançado pelo Black Pantera e conheça o trabalho da banda: