Cultura

“Deadpool & Wolverine” tem censura 18 anos: entenda a polêmica

A justificativa pela censura de é porque “Deadpool & Wolverine” apresenta cenas com uso de drogas, linguagem imprópria e “extrema violência”.
Imagem: Marvel Studios/Reprodução

“Deadpool & Wolverine” é o primeiro filme do Universo Cinemático Marvel a receber censura para maiores de 18 anos. Porém, esse pioneirismo está causando uma dor de cabeça para a Disney no Brasil.

Quem conhece a franquia “Deadpool” sabe que não é surpresa a classificação etária de “Deadpool & Wolverine”. No entanto, a classificação indicativa de filmes é diferente entre Brasil e Estados Unidos.

Os dois filmes anteriores, produzidos pela 20th Century Fox (antes da aquisição pela Disney), também receberam a mesma classificação – mas recorreram. “Deadpool 2”, de 2018, recebeu censura para 18 anos, mas a Fox recorreu para alterar a classificação para “não recomendado para menores de 16 anos”. Reveja o trailer:

Agora, a história se repete com “Deadpool & Wolverine”, pois a Disney recorre à censura de 18 do filme para evitar que parte do público alvo deixe de ir aos cinemas — ou para evitar ganhar menos dinheiro.

A justificativa do Ministério da Justiça pela censura de 18 anos é porque “Deadpool & Wolverine” apresenta cenas com consumo ou apologia às drogas, linguagem imprópria e “extrema violência”.

Por que “Deadpool & Wolverine” recebeu censura para maiores de 18 anos?

Vamos abordar cada motivo, começando pela violência em “Deadpool & Wolverine”. Segundo reviews da imprensa dos EUA, “Deadpool & Wolverine” é menos violento que seu antecessor, mas isso não quer dizer muita coisa. Afinal de contas, o terceiro capítulo da trilogia tem dois personagens com fator de cura.

Portanto, “Deadpool & Wolverine” explora essa característica dos personagens interpretados por Ryan Reynolds e Hugh Jackman em cenas consideravelmente pesadas. Quanto à linguagem imprópria, basta dizer que o New York Post publicou uma matéria revelando o número de vezes que a palavra “Fuck” aparece no filme: 116!

Perto do “Lobo de Wall Street”, que tem mais de 500 registros da palavra, “Deadpool & Wolverine” parece um filme da Disney. Mas essa expressão popular não cabe muito bem porque “Deadpool & Wolverine” é um filme da Disney, que, até então, só tinha um registro da palavra, em “Guardiões da Galáxia Vol.3”.

Mas, já que a palavra é em inglês, e a dublagem ou legenda podem aliviar o problema, isso justifica a censura para maiores de 18 anos de “Deadpool & Wolverine”? Talvez não.

Entretanto, independente disso, “Deadpool & Wolverine” é repleto de expressões adultas e piadas de duplo sentido, com diálogos envolvendo atos sexuais e muita sacanagem.

Além disso, a dublagem e as legendas não conseguiriam ocultar os atos sexuais e o grande consumo de álcool, sobretudo por parte de Wolverine.

Pelo menos, ao contrário dos anteriores, ao filme não mostra o Deadpool usando cocaína porque essa foi a única exigência da Disney, o que pode facilitar a alteração na censura de 18 anos em “Deadpool & Wolverine”.

 

 

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas