Ciência

Delegação da China vem ao Brasil para discutir cooperação em astronomia

Grupo de chineses se reuniu com o diretor do Observatório Nacional, Jailson Alcaniz. Ideia é elaborar uma possível parceria China-Brasil. Saiba mais
Imagem: Observatório Nacional/Reprodução

Uma delegação chinesa visitou nesta semana o Brasil para discutir uma possível cooperação com o Observatório Nacional. A delegação foi liderada pelo Vice Governador da Província de Qinghai, Liu Chao.

Durante a visita, o grupo teve a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre as pesquisas e as atividades desenvolvidas pelo Observatório Nacional.

Os chineses se reuniram com o diretor do Observatório, Jailson Souza de Alcaniz e Marcelo Borges, chefe da Divisão de Programas de Pós-Graduação (DIPPG).

Também participaram Simone Daflon, Coordenadora de Astronomia e Astrofísica (COAST) e Josina Nascimento, chefe da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP).

Planos da China

Além disso, a comitiva chinesa apresentou um novo Observatório Astronômico em construção nas Montanhas Saishiteng, próximo à cidade de Lenghu, na China.

Este novo sítio astronômico está localizado a 4.200 metros de altitude e tem céu com excelente qualidade, com seeing de 0,75”.

No estágio atual do projeto, quatro telescópios estão sendo construídos, sendo que um deles, o telescópio MUST, tem 6,5 metros de diâmetro e previsão de primeira luz para 2029.

Nos últimos anos, o programa espacial chinês alcançou vários sucessos, como pousar a sonda Chang’e 4 no lado oculto da Lua – um feito inédito – e colocar uma sonda em Marte, tornando-se o terceiro país – depois dos Estados Unidos e da antiga União Soviética – a fazê-lo.

Assine a newsletter do Gizmodo

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas