Delegação da China vem ao Brasil para discutir cooperação em astronomia
Uma delegação chinesa visitou nesta semana o Brasil para discutir uma possível cooperação com o Observatório Nacional. A delegação foi liderada pelo Vice Governador da Província de Qinghai, Liu Chao.
Durante a visita, o grupo teve a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre as pesquisas e as atividades desenvolvidas pelo Observatório Nacional.
Os chineses se reuniram com o diretor do Observatório, Jailson Souza de Alcaniz e Marcelo Borges, chefe da Divisão de Programas de Pós-Graduação (DIPPG).
Também participaram Simone Daflon, Coordenadora de Astronomia e Astrofísica (COAST) e Josina Nascimento, chefe da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP).
Planos da China
Além disso, a comitiva chinesa apresentou um novo Observatório Astronômico em construção nas Montanhas Saishiteng, próximo à cidade de Lenghu, na China.
Este novo sítio astronômico está localizado a 4.200 metros de altitude e tem céu com excelente qualidade, com seeing de 0,75”.
No estágio atual do projeto, quatro telescópios estão sendo construídos, sendo que um deles, o telescópio MUST, tem 6,5 metros de diâmetro e previsão de primeira luz para 2029.
Nos últimos anos, o programa espacial chinês alcançou vários sucessos, como pousar a sonda Chang’e 4 no lado oculto da Lua – um feito inédito – e colocar uma sonda em Marte, tornando-se o terceiro país – depois dos Estados Unidos e da antiga União Soviética – a fazê-lo.