Dentro de campo: Bruno Guimarães usa câmera em amistoso do Newcastle; assista
O jogo entre Newcastle United e Aston Villa pela Summer Premier League, torneio de preparação para a temporada regular da Inglaterra, recebeu um teste pouco comum. Um jogador de cada equipe utilizou uma bodycam durante a partida — um deles foi o brasileiro Bruno Guimarães, do Newcastle. Além da câmera, os jogadores portaram também um microfone durante o jogo.
O confronto foi bem movimentado, e terminou empatado em 3 a 3. Anderson, Isak e Wilson foram os autores dos gols do Newcastle, enquanto Watkins e Buendía (duas vezes) marcaram para o Villa.
O teste visava oferecer uma experiência imersiva para os fãs. Os equipamentos estavam em um colete rastreador que os jogadores normalmente utilizam para coletar dados de desempenho durante os jogos.
As camisetas tiveram apenas uma pequena abertura para a lente da câmera captar a visão em “primeira pessoa” dos eventos.
Após a partida, algumas imagens, selecionadas por um sistema de inteligência artificial ficaram disponíveis no vídeo abaixo. E, como esperado, a experiência é bem imersiva. Assista.
Câmeras todo jogo?
Escolhido para utilizar uma das câmeras, o volante Bruno Guimarães esteve no grupo que representou o Brasil na última Copa do Mundo. Pelo lado do Aston Villa, o meia belga Youri Tielemans portou a câmera corporal.
Como destacou o jornal Daily Mail, o atleta brasileiro aprovou a iniciativa, a considerou uma excelente maneira de levar entretenimento e também como instrumento para análise de desempenho. O periódico inglês afirmou também que os companheiros de Guimarães também não se importariam em usar as bodycams no decorrer da temporada.
Embora o feedback seja positivo, o International Football Association Board, órgão que regulamenta as regras do futebol em todo o planeta, não permite que os jogadores usem dispositivos de gravação durante partidas oficiais. Então, as câmeras só podem ser usadas caso a entidade estabeleça regras que permitam isso.