Urso descobre câmera de vida selvagem e faz 400 selfies; veja fotos
Autoridades ligadas ao meio ambiente em Boulder, no Colorado, instalaram nove câmeras de vida selvagem na cidade para acompanhar o comportamento de animais. Toda vez que um indivíduo passa em frente às lentes, a máquina faz seu clique.
A maior parte dos animais não repara na presença da câmera e passa direto pelo objeto. Um urso-negro, por sua vez, surpreendeu funcionários do Open Space and Mountain Parks (OSMP) após tirar uma série de “selfies” em um dos equipamentos.
Uma das câmeras contava com 580 imagens, sendo 400 delas do mesmo animal. Em alguns dos cliques, o urso olha diretamente para as lentes, enquanto desvia o olhar em outras.
Recently, a bear discovered a wildlife camera that we use to monitor wildlife across #Boulder open space. Of the 580 photos captured, about 400 were bear selfies.🤣 Read more about we use wildlife cameras to observe sensitive wildlife habitats. https://t.co/1hmLB3MHlU pic.twitter.com/714BELWK6c
— Boulder OSMP (@boulderosmp) January 23, 2023
O urso-negro é apenas um dos animais monitorados no Colorado. Veados e castores, por exemplo, também estão no foco dos cientistas.
Apesar de divertidas, as sessões de foto possuem um propósito maior: mapear áreas de vida selvagem e permitir que os pesquisadores aprendam sobre como as espécies locais usam a paisagem ao redor.
Dessa forma, as autoridades podem enxergar as áreas que necessitam de proteção, preservando o ecossistema local. Parte das câmeras da OSMP estão localizadas em passagens subterrâneas, que os animais costumam atravessar e regiões com sinais de vida selvagem, como pegadas na neve ou trilhas de caça.