Você é um dos privilegiados que conseguiram comprar um Xbox Series S/X. E agora? Como aproveitar ao máximo a nova geração de consoles da Microsoft, seja com seu modelo mais básico ou o mais poderoso? Há alguns truques que podem ajudar a extrair o máximo de suas máquinas. E nós separamos eles para você.

1) Transfira seus jogos antigos

Um dos grandes atrativos do Xbox Series S/X é a retrocompatibilidade. Todos os jogos do Xbox original, 360 ou One funcionam nos novos consoles. Para transferi-los, você pode utilizar um HD com USB 3.1 ou mais conectado ao console. No caso dos jogos do One, você também pode fazer pelo Wi-Fi da sua casa.

Para fazer a transferência, basta ir em “Configurações”, “Transferência e backup” e “Transferência de rede”.

2) Selecione seu modo de inicialização

O Xbox Series S/X tem dois modos de inicialização: um que liga o videogame em apenas cinco segundos; e outro que inicia em 45 segundos, mas gasta menos energia elétrica. Para selecionar qual você prefere, basta ir em “Configurações”, “Geral”, “Modo de energia e inicialização” e “Modo de energia”.

3) Lembre-se de descansar

É fácil perder a noção do tempo enquanto você joga seu console novo. Por isso, a própria Microsoft colocou um lembrete de descanso dentro do sistema para avisá-lo quando for hora de parar. Para acessá-lo, basta ir a “Configurações”, “Opções” e “Lembrete de pausa”.

Xbox Series X Review. Imagem: Caio Carvalho (Gizmodo Brasil)

4) Instale o aplicativo no celular

O aplicativo do Xbox para Android e iOS é muito útil. Ele permite iniciar downloads dos jogos remotamente, compartilhar vídeos e screenshots e ver o que seus amigos estão jogando. Para utilizá-lo, basta procurar na sua loja de aplicativos e fazer login com a mesma conta que você usa no videogame.

5) Use a lupa

O Xbox Series S/X permite que você dê zoom na tela em qualquer momento. Para isso, procure pelas “Configurações”, ir em “Facilidade de Uso”, “Lupa” e ativá-la.

6) Faça login pelo controle

É possível associar seu controle ao seu login. Assim, sempre que ligá-lo, o Xbox saberá que é você que está usando o console. Para ativar, vá em “Configurações”, “Conta”, “Entrada, segurança e chave de acesso” e “Esse controle conecta”.

7) Cheque suas configurações de tela

Essa é muito importante. É necessário garantir que o brilho, o contraste, as cores e as proporções de TV estão adaptados para funcionar corretamente com o Xbox Series S/X. Para checar, vá em “Configurações, ” “Geral,” Opções de TV e Vídeo” e “Calibrar TV”.

8) Adicione um assistente digital

Você sabia que pode controlar seu Xbox pelo Google Home ou pela Alexa? Para habilitar o recurso, vá a “Configurações”, “Dispositivos e Conexões” e “Assistentes Digitais”. Lá, você encontrará instruções específicas para habilitar a Alexa ou o Home.

Xbox Series X

9) Mude a resolução da captura de vídeo

Os Xbox Series S/X são relativamente limitados em relação à gravação de vídeos de jogos. No Series S, por exemplo, você pode salvar apenas 1 minuto em HD, enquanto no Series X é possível armazenar um minuto em 4K. Mas é possível diminuir o tamanho da resolução e aumentar o tempo de captura. Vá em “Configurações”, “Opções”, “Capturar e compartilhar” e selecione a “Resolução do clipe do jogo”.

10) Customize a interface

Por fim, você pode alterar o plano de fundo de seu Xbox — quase como se fosse um papel de parede no seu desktop. Para isso, vá em “Configurações”, “Geral”, “Personalização” e “Minha cor e plano de fundo”.