A Microsoft já havia avisado que o Windows Live Messenger, o tão conhecido MSN, iria parar de funcionar em breve. Agora, o fim do serviço já tem data marcada: a partir de 15 de março.

Segundo o The Verge, a Microsoft está enviando e-mails aos usuários do Messenger avisando que o serviço vai acabar no mundo inteiro (exceto na China) a partir desse dia.

E não adianta continuar usando versões antigas do MSN: o que vai acabar é o serviço como um todo – ele não vai mais funcionar em programa nenhum.

“Mas e se eu uso o MSN, o que eu faço?” A Microsoft sugere que você migre para o Skype, que também pertence à empresa, para manter seus contatos. E a migração é bem rápida, como você pode ver abaixo.

No Skype 6.0, você pode fazer login com as credenciais do Messenger; dessa forma, o programa cria uma conta para você no Skype (ou importa sua conta já existente) e você tem acesso a todos os contatos do MSN.

Basicamente, todos os recursos do MSN estão lá no Skype – bate-papo por texto e áudio, vídeochamadas – além de serviços pagos que só o Skype tem, como ligações para telefones e envio de SMS. E o que não tem? Aqueles emoticons animados horrorosos, nem “Fulano chamou a sua atenção”. Ótimo!

Se você usa o Messenger/WLM/etc., é hora de migrar. Seja para o Skype mantendo seus contatos, seja para o Facebook Messenger – porque o MSN está com os dias contados. [The Verge]


Depois de baixar e instalar o Skype, clique em “Conta Microsoft” para fazer login com sua conta do Messenger…

skype-msn1b

…faça seu login…

skype-msn2

Então você terá duas opções: unir sua conta do Skype à do MSN, ou criar uma nova conta do Skype.

skype-msn3

Se você ainda não usa o Skype, crie sua conta. (Se já usa, pule para a próxima imagem.)

skype-msn4

Você já tem uma conta do Skype? Agora é só uni-la à conta do MSN…

skype-msn5b

…e todos os seus contatos do Messenger serão transferidos para o Skype. Agora é só usar.

skype-msn6