De acordo com a Recording Industry Association of America, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as de CDs pela primeira vez desde os anos 80. O que é mais surpreendente é que as pessoas ainda estão comprando CDs. Se você é um dos consumidores leais que se recusam a deixar o formato morrer, agora existe um CD player portátil (ou discman, como a gente costumava chamar aqui no Brasil) que funciona com fones de ouvido sem fio — quer dizer, se é que você não se recusa a usar esta outra modernidade da tecnologia musical.

Apesar dos inconvenientes de ter que carregar uma pasta cheia de discos de plástico e ser forçado a comprar álbuns inteiros quando você está interessado apenas em uma música, existem algumas vantagens em comprar suas músicas em CDs, como qualidade de som, já que as músicas dos serviços de streaming frequentemente são muito compactadas. Além disso, você nunca terá que se preocupar em estourar a franquia do seu plano de celular em um CD player portátil. Como pouquíssimas empresas fazem aparelhos, o NINM Labs decidiu preencher esse vazio.

O Long Time No See (sim, este é o nome dele) foi inspirado nos anos 90, segundo seus criadores. Ele tem uma caixa de plástico transparente que revela o disco giratório em seu interior, bem diferente dos aparelhos como o Sony Discman, que eram dispositivos finos e elegantes.

Imagem: NINM Labs

Em comparação, o Long Time No See é meio desajeitado e volumoso, e você definitivamente terá dificuldade para colocá-lo no bolso. No entanto, ele inclui alguns recursos que empresas como a Sony nunca foram capazes de incorporar em seus produtos. Em vez de uma tampa articulada, a parte superior do Long Time No See pode ser completamente removida e substituída por um alto-falante compacto, transformando o dispositivo em um boombox em miniatura.

Ele também conta com Bluetooth integrado, podendo ser conectado a um alto-falante sem fio ou a fones de ouvido sem fio. Se você prefere um som melhor e uma experiência autêntica dos anos 90, ele também tem uma saída para conectar fones com fio.

Imagem: NINM Lab

Outras comodidades modernas incluem poder recarregar as duas pilhas AA ​​usando uma porta microUSB, que também pode ser conectada a uma fonte de alimentação externa se você estiver montando o reprodutor Long Time No See usando os ímãs integrados em sua caixa externa. Se os álbuns de 12 faixas são uma parte dos anos 90 que você gostaria de esquecer, ele também pode ler discos graváveis ​​com centenas de arquivos MP3, .

Você não pode comprar o Long Time No See ainda, no entanto. Seus criadores, o NINM Lab, lançaram uma campanha Kickstarter para ajudar a colocá-lo em produção e, dado que até mesmo grandes empresas como a Apple estão enfrentando desafios para fazer com que os produtos sejam enviados a tempo, é melhor ter calma e paciência com produtos de financiamento coletivo. Vale dizer que o NINM Lab tem alguns crowdfundings bem-sucedidos em seu histórico.

Por US$ 90, você pode encomendar o Long Time No See com entrega prevista para o início de dezembro, embora isso pareça ser otimista. Se atrasar, pelo você terá mais tempo para revirar o porta-malas do carro para encontrar sua coleção de CDs que estava esquecida lá.