O Discord anunciou algumas novidades para ajudar as pessoas a se manterem conectadas durante a quarentena. Em sua mais recente atualização, o app oferece aos gamers substituto para apps de videoconferência como Zoom, Skype, Hangouts e outros.

A partir de agora será possível fazer videoconferências dentro dos servidores, apertando um único botão – basta entrar no canal de voz e optar por compartilhar imagens da câmera. A novidade está disponível no desktop, navegadores web e iOS (Android receberá em breve).

O Discord já tem função de videoconferência desde 2017, mas era preciso criar grupos de chat específicos para cada chamada, separado dos canais.

Com a atualização, fazer uma videoconferência é bastante simples e só é preciso apertar um botão. Isso significa que você não precisa ir para as suas mensagens diretas ou adicionar repetidamente diferentes contatos em várias conversas em grupo para ter os seus amigos na mesma chamada.

Além disso, graças à atualização, o Discord agora permite que você compartilhe sua webcam e sua tela simultaneamente – ou seja, é possível transmitir o que está no seu computador e mostrar seu rosto, como uma facecam.

Em um post no blog oficial, a empresa diz que há muito tempo queria melhorar sua funcionalidade de videoconferência, e com a pandemia decidiu priorizar seu recurso para a acelerar seu lançamento.

Além do novo recurso de vídeo nos servidores, o Discord também anunciou suporte oficial para o webapp no Safari, para usuários de macOS.

O app também lançou algumas melhorias na qualidade geral, incluindo um melhor desempenho de videoconferência no aplicativo web do Discord no Chrome, removendo a necessidade de baixar a extensão dedicada do Discord para o navegador do Google.

Embora o principal público-alvo do Discord sejam os gamers, essas adições são interessantes até mesmo para grupo de trabalho, por exemplo. Aos poucos, a ferramenta vai expandindo o seu alcance.