Nós já vimos diversas telas e-paper coloridas no passado, vindas de inúmeras empresas. Agora, a E Ink – responsável pelo display do Amazon Kindle – criou o primeiro papel eletrônico totalmente colorido.

O novo ACeP (Advanced Color ePaper) é diferente porque usa vários pigmentos de cor em pequenas microcápsulas que compõem o display. Dessa forma, cada pixel na tela pode exibir oito cores primárias: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, roxo, marrom e preto.

Outras versões dessa tecnologia dependem de filtros coloridos sobre uma tela monocromática. Isso reduz a resolução e afeta o brilho e a legibilidade do display, a menos que ele seja usado sob luz forte.

O ACeP também pode chegar a tamanhos maiores. Por exemplo, a tecnologia e-paper colorida da Sharp – usada no Pebble Time – está limitada a até 4,4 polegadas. Enquanto isso, a E Ink fabricou telas coloridas de 20 polegadas com resolução 1600 x 2500.

Pencils 2

As novas telas coloridas da E Ink prometem consumir tão pouca energia quanto displays monocromáticos, e serem igualmente legíveis mesmo em condições de pouca luz.

Mesmo concorrendo com telas LCD coloridas, dispositivos que usam papel eletrônico preto-e-branco – tal como o Amazon Kindle – se mantiveram populares. Será que agora teremos uma versão colorida para competir melhor com tablets? É esperar para ver: a E Ink ainda não anunciou quando a tecnologia ACeP chegará aos consumidores.

[E Ink Group via SlashGear]