_Ciência

Dois abalos sísmicos são sentidos no litoral do Rio Grande do Norte

Os abalos sísmicos ocorreram neste domingo (31) e foram registrados pelo Laboratório Sismológico da UFRN

Imagem do Laboratório de Sismologia da UFRN mostra em computador epicentro de abalos sísmicos que atingiram o estado. do Rio Grande do Norte.

Imagem: Laboratório de Sismologia da UFRN/Reprodução

Dois abalos sísmicos atingiram o Rio Grande do Norte neste domingo (31). O primeiro foi registrado à 0h34 pelas estações sismográficas operadas pelo LabSis (Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte). O tremor foi sentido nas regiões litorâneas de Maxaranguape e Maracajaú.

De acordo com os cientistas, o epicentro do evento ocorreu no Oceano Atlântico. Sua magnitude foi de 2.4, o que o define como um tremor “micro” na escala Richter. 

O segundo abalo sísmico foi sentido por moradores de diferentes bairros de Natal às 16h05. A magnitude do fenômeno foi de 3.7 na escala Richter, sendo considerado um tremor “pequeno”. Usuários utilizaram as redes sociais para documentar o evento. 

https://twitter.com/kkkigu/status/1553887788134764544

Não é a primeira vez que abalos sísmicos atingem o Rio Grande do Norte. Em julho de 2021, foi registrado no litoral do estado um tremor de magnitude 3.5. Porém, o terremoto mais forte já sentido pelos potiguares data de novembro de 1986

Na época, milhares de moradores tiveram que deixar a cidade de João Câmara devido a um fenômeno de magnitude 5.1. O abalo levou diversas casas ao chão, causando pânico generalizado. 

Diferente do caso de 1986, não foram confirmados danos significativos ligados ao evento deste domingo.

Sair da versão mobile