O TIM Group, conglomerado de telecomunicações que detém a TIM Brasil, vai implementar versões repaginadas (e modernas) dos clássicos “orelhões” na Itália. Agora chamadas de “estações inteligentes”, as novas cabines oferecem uma série de funções úteis para cidadãos e turistas.
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Urban Vision, empresa especializada em restauração de construções urbanas.
A implantação do projeto visa “criar espaços urbanos mais habitáveis, sustentáveis e seguros” e valorizar o patrimônio cultural e artístico italiano.
“Com este projeto transformamos a tradicional cabine telefônica criada na década de 1950 em uma instalação multisserviços de nova geração que ajudará a tornar as nossas cidades mais sustentáveis”.
Os novos orelhões contam com emissão de bilhetes de transporte, pedido de táxi, agendamento de restaurantes, recarregamento da bateria de dispositivos móveis e dados sobre transporte público, além de informações úteis para turistas.
A primeira cidade a receber as cabines inteligentes será Milão. Por lá, serão ao todo 450 estações em locais estratégicos como vias populares e praças. O TIM Group planeja instalar cerca de 2.500 pontos em 13 cidades italianas.
As cabines inteligentes também vão contar com um mecanismo de prevenção à violência contra a mulher. Chamado “Mulheres+”, o recurso de segurança é um botão de emergência que pode ser acionado por mulheres que estiverem em situação de risco.
“Aproveitamos assim a oportunidade para dar a parte do nosso patrimônio, obsoleto pelos nossos novos hábitos, um novo sopro de vida, fazendo-o evoluir e tornar-se um importante dispositivo de segurança para mulheres em situações de perigo”, diz o TIM Group, em comunicado.