A Motorola criou o Lapdock, acessório que transforma smartphone em netbook. Ele é impressionante no papel mas, em nosso review do Atrix, chegamos à conclusão de que “o Lapdock é um netbook piorado e caro”. Como melhorá-lo? Fazendo-o o rodar programas de Linux.

Alessandro de Oliveira Faria, o Cabelo, é fã de open-source e conseguiu rodar Gimp, Pidgin, Abiword e Gnumeric no lapdock da Motorola, como mostra o vídeo acima. Não se trata de outro OS rodando no aparelho, que roda um sistema baseado no Ubuntu: aparentemente, Alessandro conseguiu instalar programas do Linux direto no lapdock.

O Alessandro disse que vai publicar um tutorial em breve, mas já existem formas de instalar programas do Linux sem trocar de OS: você pode rodar o Debian direto no OS da Motorola, por exemplo. Se você não quiser rodar o Linux dentro de outro Linux, também é possível usar o UbunTop. Ambos os métodos requerem root no Atrix e um pouco de experiência – é bom você saber o que está fazendo. Quando terminar, seu lapdock não estará rápido… mas estará livre. [Viva o Linux; valeu, Alessandro!]