No último domingo (19), em Alcântara, foi feito o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, depois de diversas tentativas e uma sequência de adiamentos vindos desde dezembro de 2022.
Direto do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, o veículo voou levando a bordo carga útil desenvolvida 100% no Brasil. O lançamento que durou apenas 4 minutos e 33 segundos, saindo do solo às 14h52.
O projeto da empresa coreana Innospace em Alcântara é um experimento em força tarefa junto com a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O foco é nas tentativas de ter um êxito na ação conjunta com a primeira empresa privada a lançar um foguete a partir da base brasileira.
Registrando o momento, que é considerado marcante para a história do Programa Espacial Brasileiro, a Innospace divulgou um vídeo com detalhes. É uma incrível visão aérea do lançamento do foguete, fazendo uma junção de imagens de todos os ângulos possíveis, incluindo uma câmera fixada ao dispositivo. Confira!
Success!! 🚀 SOUTH KOREAN STARTUP’S FIRST TEST FLIGHT of HANBIT-TLV. Congratulations to the team INNOSPACE @innospacecorp! pic.twitter.com/OPle1kSsXC
— innospacecorp (@innospacecorp) March 21, 2023
A Innospace é uma startup sul-coreana fundada em 2017. Tem como CEO o engenheiro Soo Jong Kim e fica na cidade de Sejong. A empresa dispõe de subsidiária integral, localizada em São José dos Campos (SP). A Innospace Brasil gerencia as operações de lançamento em Alcântara.