_Ciência

Drone mostra baleias caçando em espiral de Fibonacci, veja

Enquanto caçavam peixes nas águas da Antártida, vídeo capturou baleias jubarte formando espiral da proporção áurea na água

Drone mostra baleias caçando em espiral de Fibonacci, veja

Um drone flagrou o momento que um grupo de baleias jubartes (Megaptera novaeangliae) formaram na água a famosa espiral da proporção áurea. O vídeo foi gravado na Antártica, enquanto elas caçavam peixes para se alimentar.

A concha do caramujo, o rabo do camaleão e várias outras formações da natureza são exemplos que seguem o padrão espiral bastante conhecido. A proporção áurea não é considerada apenas esteticamente agradável, mas também tem fundamentos na matemática.

Assista, no vídeo abaixo:

Fundamentos da matemática

A espiral se baseia no conceito da proporção áurea, derivada da sequência matemática Fibonacci — que recebe o nome de quem a apresentou pela primeira vez, no século 12: Leonardo Fibonacci.

Iniciada com 0 e 1, segue infinitamente, com os números subsequentes sendo sempre o resultado da soma dos dois anteriores. Por exemplo, os primeiros termos são: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34 e assim por diante. 

Esses números estabelecem uma proporção cujo valor é aproximadamente 1,618. Ela, por sua vez, é um número irracional infinito, simbolizado na matemática pela letra grega phi: φ. 

Dessa forma, quanto mais a sequência segue, mais a divisão de um número por seu anterior se aproxima dessa proporção, considerada a razão áurea. Então, a sequência matemática foi replicada em um padrão em espiral, como visto na imagem abaixo:

Neste padrão, a imagem se divide em quadrados perfeitamente posicionados. Assim, ao dividir um bloco por outro, o resultado encontrado é a razão áurea, ou seja, o número φ. Isso acontece em qualquer par de quadrados da espiral.

De acordo com pesquisadores das áreas criativas, como arte, arquitetura e design, obras que remontam a espiral de proporção áurea são esteticamente mais agradáveis.

Coincidentemente ou não, essa proporção que segue a sequência de Fibonacci de manifesta em diversos fenômenos naturais. Como, por exemplo, o padrão de caça das baleias jubarte, capturado em vídeo.

Sair da versão mobile