O Dropbox é excelente em uma – e apenas uma – tarefa: armazenar seus arquivos. Ele sincroniza rápido seus dados, está presente em todo tipo de plataforma e… só. A empresa quer se diversificar para continuar existindo, e por isso ela criou o Paper.

Esta ferramenta de colaboração online é, por enquanto, um Google Docs ainda mais simplificado. O Paper está em beta fechado; você pode se inscrever para uma vaga na lista de espera.



Ele tem a interface minimalista do Medium: em vez de menus e barras de ferramentas, há apenas uma página em branco. Ao selecionar texto, surgem as ferramentas de negrito, sublinhado, listas, entre outras.

Dropbox Paper (3)

Claro, o Paper é bastante integrado ao Dropbox: se você colar o link para uma planilha do Excel ou apresentação do PowerPoint, aparece uma prévia do documento. E veja só, isso funciona também com arquivos guardados no Google Drive: cole o link, e surge uma prévia.

Você pode arrastar fotos para inseri-las no documento, e também acrescentar vídeos do YouTube ou músicas do Spotify e SoundCloud apenas colando o link.

Dropbox Paper (1)

Como se trata de uma ferramenta colaborativa, o Paper permite comentar em qualquer item do documento, e até citar membros usando @ (assim como no Twitter).

Há outros recursos bacanas também: tudo pode ser arrastado, para você reordenar as coisas sem precisar de Ctrl-X e Ctrl-V; você pode digitar código de programação e o Paper formata tudo da maneira adequada; e há suporte à linguagem Markdown.

Dropbox Paper (2)

O Dropbox está tomando bastante cuidado com o Paper: ele vem sendo distribuído aos poucos, e vem coletando bastante feedback de quem testa o produto – especialmente empresas.

Com isso, o Dropbox tenta se transformar em uma ferramenta para colaboração empresarial, mas esta é uma área onde as opções existentes já são muito boas – isso inclui Google Docs, Microsoft Office e Box.

No ano passado, o Dropbox esteve em primeiro lugar em compartilhamento de arquivos para empresas, com 24% do mercado. No entanto, Box e Microsoft cresceram rápido e conquistaram 21% cada, segundo a IDC. A concorrência está acirrada; será que o Paper vai ajudar?

[Engadget e The Verge]

Foto por Alex Harries/Flickr