Tecnologia

Dubladores em greve: quais games podem ser afetados na paralisação

Jogos como "GTA 6" e "Marvel's Wolverine" podem ser duramente impactados pela greve que já está em andamento nos EUA

O Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) convocou uma nova greve, que passou a valer às 4h01 da sexta-feira (26) nos EUA. Desta vez, o motivo da paralisação são as negociações por um novo Acordo de Mídia Interativa. Assunto que vem sendo debatido com as maiores empresas de games dos EUA desde o fim de 2022.

Quais são as reinvidicações

whatsapp invite banner

Uma das principais demandas dos artistas é que o novo acordo garanta maior proteção aos atores de captura de movimento e dubladores de jogos eletrônicos em relação à tecnologia de inteligência artificial. Há um temor de que a implementação massiva da tecnologia possa diminuir remunerações e a quantidade de postos de trabalho no segmento.

“Não vamos permitir um contrato que permita que empresas abusem de IA ​​em detrimento de nossos membros. Chega”, declarou Fran Drescher, presidente da organização.

Os principais alvos da greve são algumas das principais empresas do segmento de jogos eletrônicos dos Estados Unidos, o que inclui Take-Two Productions, Warner Bros. Games, Activision, Electronic Arts, Epic Games e Insomniac.

Os games afetados

A depender da duração desta nova greve, jogos que ainda estão em processo de desenvolvimento, como “GTA 6”, “Marvel’s Wolverine”, “Marvel 1943: Rise of Hydra” e o título da franquia “Call of Duty”, que previsto para meados de 2025, correm risco de sofrer atrasos.

De acordo com as informações divulgadas pelo sindicato, boa parte das demandas feitas pelo SAG-AFTRA, como remuneração, tempo de descanso e pronta assistência médica em gravações com algum tipo de risco, foram atendidas pelas companhias da indústria. Mas o acordo em torno da questão de IA ainda parece bem distante acontecer.

Máquinas com inteligência artificial podem adquirir consciência?

Como a computação quântica e a inteligência artificial se relacionam

Impasse pode levar à greve de dubladores

O sindicato afirma que as empresas estão “se recusando” a apresentar garantias de que protegerão os artistas do uso indiscriminado de inteligência artificial.

No ano passado, durante a greve dos atores de 2023, que durou quase 120 dias e impactou a produção de vários filmes e séries de TV, a organização também demandava proteções como a exigência de consentimento para a reprodução de voz gerada por IA e maior compensação financeira em caso de uso de vozes de artistas.

Em comunicado, as empresas da indústria afirmaram estar decepcionadas com a convocação da paralisação. E afirmaram que já chegaram a um consenso em 24 das 25 principais demandas do SAG-AFTRA. O grupo não descartou um acordo em torno das demandas relativas à inteligência artificial.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas