por Bruno Izidro

Recentemente, a Microsoft revelou que o youtuber Zangado fará parte da versão brasileira do aguardado Gears of War 4, um dos principais títulos para o Xbox One no ano. Ele emprestará sua voz para um dos personagens do famoso shooter e a notícia trouxe mais uma vez à tona a questão do uso de pessoas famosas e não profissionais nas dublagens em videogames.



Gears of War 4 estreia no Xbox One e Windows 10 com nova casa e protagonista, mas ação de sempre
Zangado já é um dos maiores youtubers do Brasil, mas ainda quer deixar seu legado

Em entrevista ao Gizmodo Brasil, o diretor geral de Xbox no país, Willen Puccinelli, fala que o costume de chamar uma pessoa famosa para participar da dublagem tem o intuito de aproximar o game dos jogadores. “Há um bom tempo o Zangado tem se destacado no mercado de games e acho que foi natural essa aproximação [em chamar ele para participar de Gears 4]”, disse o executivo.

Aqui no Gizmodo chegamos a falar do tamanho do sucesso do youtuber, que é um dos principais influenciadores de games do país e tem como característica esconder sua identidade usando uma máscara. Atualmente o canal do Zangado no YouTube já ultrapassou a marca de 3 milhões de inscritos e recentemente ele lançou até um livro.

Zangado_livro

Mesmo com o uso de pessoas famosas, Willen destaca o compromisso da Microsoft em contar com o trabalho de profissionais nas dublagens de seus jogos. Forza Horizon 3, que será lançado em poucos dias, é uma prova disso. Desde o primeiro jogo, o spin off do game de corrida recebe localização em português e, pelas versões anteriores e o que é mostrado na demo disponibilizada no Xbox One, parece manter um bom trabalho de dublagem e sem nenhum nome famoso.

Em Gears of War 4, Zangado será a única celebridade na dublagem, garante Willen, e a Microsoft também está ciente das críticas dos jogadores pela escolha. “A gente vê [as críticas] com bastante tranquilidade e quem jogar vai perceber que a participação dele está bem legal”.

Nem Microsoft, nem Zangado revelam qual é o personagem que ele dubla no jogo. Na nota divulgada para a imprensa, é falado somente que a voz dele aparece tanto no multiplayer como no modo história.

Controvérsia

A participação de Zangado chamou mais a atenção e gerou certa controvérsia. Tudo por ele já ter criticado, no passado, o uso de pessoas famosas nas dublagens, como foi nos casos do cantor Roger em Battlefield Hardline e da cantora Pitty em Mortal Kombat X.

Nos vídeos de ambos os games na série “Vale ou não a pena jogar” em seu canal, o youtuber fala negativamente da qualidade da dublagem dos artistas, mas não os culpa diretamente pelo resultado.

“Se tem alguém culpado por essa falha na dublagem são os responsáveis que convidaram o Roger a fazer isso e não ele em si. Ele tava lá vivendo a vida dele normal e os caras apareceram com dinheiro pra dublar um personagem em um jogo de videogame, que seria algo do qual milhares de pessoas no mundo inteiro fariam até de graça, é meio difícil e improvável o cara não aceitar, entendeu? A ideia dos responsáveis pelas escolhas dos dubladores seria assim: atrair mídia, porque o Roger poderia falar em algum programa de TV que dublou um jogo. Essa é a visão dos caras: propaganda”, falou Zangado no vídeo de Battlefiled Hardline.

O mesmo tipo de crítica foi feito no vídeo que ele publicou sobre Mortal Kombat X:

Os argumentos usados por Zangado se alinham com os que os profissionais de dublagem também usam. Como foi o caso quando conversamos com os dubladores Charles Emmanuel (Bem 10) e Sergio Stern (Apenas um Show) sobre a polêmica do uso de celebridades: “Essa é ideia dos clientes [clientes dos estúdios de dublagem] e o cliente do jogo; do Mortal Kombat, resolveram que a Pitty tinha que dublar a personagem, e acharam que ia ficar legal”, falou Charles Emmanuel na época.

Zangado agora passou de crítico para o papel de criticado e chegamos a procurar o youtuber para ele comentar sobre a situação. Porém, ele resolveu não se pronunciar.

Ainda assim, o “Tio Zangs” acabou falando sobre o assunto ao responder a indagação de um seguidor em sua conta no Instagram, argumentando que ele não interpretou ao dublar e aceitou a participação por seu personagem só ter falas isoladas.

zangado_instagram

Pela forma como Zangado descreve sua participação, podemos presumir que a dublagem dele pode ser parecida com as que a jornalista e escritora Flavia Gasi e o blogueiro Thiago “Borbs” Borbolla fizeram para Star Wars Battlefront, em que eles deram vozes para personagens secundários no meio das batalhas. O caso deles, por conta disso, recebeu bem menos atenção e críticas como aconteceu com Roger e Pitty.

Já com Zangado, só poderemos saber como ficou o resultado quando Gears of War 4 for lançado para Xbox One e Windows 10, em 11 de outubro.