Após o anúncio do adiamento de “Blade” e mais filmes da Marvel Studios, outro longa sofreu alteração no calendário de lançamentos. Agora, os fãs de “Duna” vão ter que esperar menos para ver a continuação do sucesso de Denis Villeneuve nas telonas. Isso porque, o filme que, antes estava marcado para o dia 17 de novembro de 2023, agora chega no dia 3 do mesmo mês.
As informações foram divulgadas pelo Deadline, que, inclusive, informou que “Duna: Parte 2” agora fica agendado para ser lançado na data que antes era ocupada por “Blade”. O filme do MCU estrearia em novembro de 2023, porém, após a saída do diretor Basamen Tariq, o mesmo foi adiado para 6 de setembro de 2024. Assim, a sequência de Denis Villeneuve vai ocupar esse espaço vago na janela de lançamentos.
Ainda segundo o Deadline, a Warner Bros. Discovery adiantou a data de lançamento de “Duna: Parte 2” para fugir da concorrência. “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, prelúdio dos filmes estrelados por Jennifer Lawrence, estreia em 16 de novembro de 2023. Vale lembrar que a data de lançamento “Duna” já havia sido alterada anteriormente, passando de outubro para novembro.
Escrito por Frank Herbert, considerado um clássico da literatura de ficção científica, “Duna” conta a história de Paul Atreides, um jovem brilhante e talentoso nascido com um grande destino para além de seu entendimento. Atreides descobre que tem de viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua vida, família e povo. À medida que as forças malévolas explodem em conflito pelo recurso mais precioso existente no Universo — a especiaria, uma mercadoria capaz de desbloquear o maior potencial da humanidade.
“Duna: Parte 2” continuará a história do primeiro filme do ponto onde ele parou, com Paul Atreides (Timothée Chalamet) e Lady Jessica (Rebecca Ferguson) forçados a se aventurar pelo deserto de Arrakis em busca da ajuda dos Fremen após terem sua família exterminada pelos Harkonnen.
O filme produzido pela Legendary está atualmente em produção e teve suas filmagens iniciadas, com o retorno do elenco, encabeçado por Timothée Chalamet, no papel de Paul Atreides. O indicado ao Oscar será mais uma vez acompanhado por Zendaya, Rebecca Ferguson, Javier Bardem, Josh Brolin, Stellan Skarsgård, Dave Bautista, Charlotte Rampling e Stephen McKinley Henderson.
Os estúdios também confirmaram adições de novos nomes ao elenco, que incluem Austin Butler como o notório Feyd Rautha, e Christopher Walken como o Imperador, além de Florence Pugh, Léa Seydoux e Souheila Yacoub.
A primeira parte de “Duna” de Villeneuve estreou em outubro passado nos cinemas, e na HBO Max no mês seguinte, com aclamação da crítica. O filme arrecadou US$ 108 milhões nas bilheterias nos EUA e US$ 401 milhões em todo o mundo. “Duna” foi indicado a dez Oscars, incluindo melhor filme, e levou as estatuetas de melhor trilha sonora, som, edição, fotografia, design de produção e efeitos visuais.