Como sempre, o iFixIt compartilhou suas descobertas após o exame em seu IML particular:

* O LCD não é colado ao painel frontal de vidro — algo que nós não víamos há muito tempo. Assim, os cerca de 85% de usuários que derrubarem seu Atrix e quebrarem apenas o vidro não terão que gastar uma nota tendo que trocar o painel de LCD junto!

* Apesar do acabamento bacana em fibra de carbono, a traseira do aparelho é poluída e sempre fará o usuário lembrar quem fabricou o aparelho, qual operadora o vendeu e quantos megapixels sua câmera tem.

* A traseira do Atrix é facilmente removida e dá acesso à bateria e ao slot para microSD. Há inclusive instruções na parte interna da capa traseira ensinando como remover a bateria e reconectar a capa. Uma salva de palmas à Motorola por ajudar os usuários nesse tipo de ação.

* Nós gostamos das dicas e continuamos o caminho. E, veja só, a bateria também é facilmente removida! A bateria de 1930 mAh e 34,7 gramas promete 540 minutos de conversação em CDMA e apenas 530 minutos em GSM.

* Não encontramos nenhum tipo de lacre de segurança enquanto abríamos o Atrix, o que o torna um aparelho fácil de abrir e consertar.

* Um flash duplo de LED acompanha a câmera de 5MP (que cria vídeo em 720p). Uma atualização via software deverá ser lançada em breve para captura total de vídeos em 1080p.

* E os atores principais na parte interna incluem:
* Elpida B8132B1PB. De acordo com o Chipworks, o Elpida é um cartão de memória de 1GB de RAM no padrão DDR2, e ele também serve como apoio para o Nvidia Tegra que fica na parte inferior.
* ST Ericsson CPCAP 2.2TC22. Nós não sabemos ao certo o que isso faz, mas avisaremos quando a Chipworks analisar a peça.
* Qualcomm MDM6200 com suporte a HSPA+ de até 14.4 Mbps
* Memória NAND Flash de 16GB da Toshiba
* Amplificador Linear de Energia Triquint TQM7M5013
* Condutor de energia Qualcomm PM8028
* Acelerômetro Kionix KXTF9 MEMS
* 2 chips de memória Hynix H8BCSOQG0MMR

* Dois cabos que mandam em tudo: o primeiro conecta a câmera frontal, a entrada de fone, o botão de liga/desliga e o microfone no topo; o segundo cuida da câmera traseira, do sensor de proximidade, do sensor de luz ambiente, do contato de pressão na entrada de fone e dos botões de volume na lateral. Traduzindo, você terá que arrumar TODOS os componentes presos a um dos cabos caso um único componente apresente problema.

* É impressionante o que uma década fez aos cabos. Nós pegamos um cabo paralelo ATA de um velho PC da Dell e comparamos aos novos cabos do Atrix. O cabo PATA tem 0,66 milímetros de espessura, enquanto o fio da câmera do Atrix tem 0,17 milímetros! E ambos cuidam de vários componentes de uma só vez!

Se quiser ver mais fotos de um gadget destroçado e mais informações sobre a operação, dê um pulo no iFixIt. [iFixIt]