O Google anunciou nesta segunda-feira (27) que o Hangouts será definitivamente encerrado em novembro deste ano. O aplicativo de bate-papo foi lançado em maio de 2013 e durou um pouco mais de nove anos.

Aos que ainda utilizam o serviço, a empresa recomenda o uso da ferramenta Google Takeout para fazer o download dos dados do antigo programa. Os usuários também serão notificados no próprio aplicativo do Hangouts para migrar para o atual “Google Chat”.

Conforme noticiamos aqui no Gizmodo Brasil, o Google removeu o app do Hangouts das lojas de aplicativos do Android e do iOS em abril. Entretanto, aqueles que tinham baixado previamente o aplicativo ainda tinham acesso ao serviço.

Além disso, as pessoas que usam o Hangouts na versão Web do Gmail também serão migrados automaticamente para o Chat, a partir de julho.

Chat, o quarto novo futuro do Google

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o Google dá fim a aplicativos de bate-papo. Começou pelo Allo, em 2016, e depois o Talk, em 2017.

A aposentadoria do Hangout foi anunciada em outubro de 2020, quando a empresa anunciou que ele seria substituído pelo Chat. Segundo o Google, a vantagem do novo serviço de bate-papo é a integração com o Workspace, permitindo participar de conversas enquanto edita documentos.

A empresa ressalta ainda a possibilidade de enviar emojis com seleções de tons de pele, formatar textos, fazer menções ou enviar GIFs.

Além do Chat, os usuários têm acesso ao Meet, de videoconferência, e o Space, para compartilhamento de conteúdos. Os três serviços passaram a ser integrados ao novo layout do Gmail, lançado em fevereiro.