Efeito Beyoncé: como um show da cantora fez inflação subir em país da Europa

Antes de passar pela América do Norte, a tour de Queen B alterou a economia de um país nórdico. Entenda como
Beyoncé faz 1º show da "Renaissance World Tour" com 36 músicas e cita o Brasil
Imagem: Reprodução/Twitter

A passagem de Beyoncé por Estocolmo, na Suécia, onde a cantora deu início aos shows da “Renaissance Tour”, aumentou a inflação do país. De acordo com economistas, os preços subiram 9,7% no mês de maio em relação ao ano anterior, mais do que os 9,4% previstos.

whatsapp invite banner

À medida que os preços de eletricidade e alimentos diminuíram, custos de bens e serviços como hotéis, restaurantes e roupas aumentaram”, destacou a agência Statistics Sweden. E, de acordo com o economista-chefe para a Suécia no Danske Bank, Michael Grahn, Beyoncé é o motivo.

Isso porque, para ver de perto a primeira turnê solo da “Queen B” em sete anos, dezenas de milhares de fãs se reuniram em Estocolmo no mês. Ao todo, 46 mil pessoas estiveram presentes nos dois shows da artista no país.

Por que a visita de Beyoncé afetou a inflação na Suécia?

O quanto a cantora influenciou os valores é incerto. Mas para Grahn, as chances são de que a breve visita tenha representado 0,2% dos 0,3% de aumento nos custos médios de hotéis e restaurantes. “Definitivamente não é normal, as estrelas vêm aqui o tempo todo, [mas] raramente vemos efeitos como este”, disse à CNN.

De acordo com a BBC, a inflação acumulada na Suécia atingiu um pico de 12,3% em dezembro. Em abril, o número chegou a 10,5%, mas apesar da diminuição, em maio, ultrapassou a previsão de 9,4%. Em partes, devido à chegada da cantora, porém não totalmente.

“Eu não culparia Beyoncé pela inflação alta, mas a apresentação dela e a demanda global para vê-la se apresentar na Suécia aparentemente contribuíram um pouco para isso”, explicou Grahn.

Renaissance Tour nas Américas

Após o encerramento da turnê na Europa, em junho, Beyoncé está se apresentando na América do Norte, com shows no Canadá e nos Estados Unidos. Por fim, a última apresentação acontece em Nova Orleans, Luisiana, em 27 de setembro.

Ainda não há datas oficiais para o Brasil. Entretanto, segundo o jornalista José Norberto Flesch, a cantora deve se apresentar em território nacional entre março e abril de 2024. Saiba tudo sobre a Renaissance World Tour nesta matéria do Giz Brasil.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas