Cultura

Efeito “Duna 2”: 3 filmes adiados para 2024 devido às greves em Hollywood

Após a greve dos roteiristas e dos atores em Hollywood, alguns filmes foram atrasados e ganharam novas datas de estreias; confira
Warner Bros./Divulgação

Na indústria cinematográfica, 2023 vai ficar marcado pelas greves dos roteiristas e dos atores de Hollywood. Os movimentos começaram próximos do fim do 1º semestre e paralisaram séries, programas de TV e filmes para reivindicar mais direitos e uma regulamentação no uso da inteligência artificial.

A greve dos roteiristas só teve fim em setembro, com um acordo entre o WGA (Writer’s Guild of America) e os estúdios — incluindo consenso sobre o uso de inteligência artificial.

Por outro lado, o movimento dos atores (que começou em julho) seguiu até dia 8 de novembro. Algumas das regras do SAG-AFTRA impediam atores de assistir às estreias, dar entrevistas sobre trabalhos concluídos e ir a premiações.

Com o fim das reivindicações, as produções começaram a retomar os projetos. É o caso, por exemplo, de “Gladiador 2”, “Beetlejuice 2”, “Juror #2”, “Venom 3” e “It Ends With Us”, além de “Deadpool 3” — com estreia prevista para julho do ano que vem.

Confira três filmes programados (e aguardados) para 2023, mas que foram adiados para o próximo ano:

“Duna 2”

Aguardado por ter em seu elenco  Zendaya e Timothée Chalamet, “Duna Parte 2” tinha previsão inicial de estreia para novembro deste ano. Com a greve, a data mudou para 15 de março de 2024. Porém, nos Estados Unidos, a distribuidora adiantou o lançamento de “Duna Parte 2” para 1º de março.

O segundo filme deve focar em Paul Atreides se unindo a Chani e os Fremen em busca de vingança contra os conspiradores que destruíram sua família.

Aliás, o primeiro filme foi lançado em 2021 e venceu seis Oscars, incluindo montagem, efeitos visuais, som, design de produção e fotografia.

“Ghostbusters – Apocalipse de Gelo”

O novo título da franquia de filmes “Caça-Fantasmas” deveria estrear em 20 de dezembro de 2023. A trama segue após “Mais Além”, de 2021, após a saga ser revivida em 2016.

No trailer do novo filme, as pessoas estão quase congelando devido a uma tempestade. O perigo faz a família Spengler voltar ao corpo de bombeiros de Nova York e se juntar aos caçadores de fantasmas originais.

“Ghostbusters – Apocalipse de Gelo” está previsto para 29 de março de 2024.

“Clube dos Vândalos” 

Austin Butler (“Elvis”) e Tom Hardy (“O Regresso”) estrelam o filme. O filme é baseado no livro fotográfico de Danny Lyon, tendo sido adiado para 2024. Contudo, a Disney e a 20th Century Studios decidiram não lançarem mais o filme pela companhia. Ou seja, ficou sem distribuidora.

O filme foi parar na Focus Features, que promete o lançamento para o ano que vem — antes planejado para 1º de dezembro de 2023.

A história mostra a ascensão do clube de motoqueiros chamados Vândalos nos anos 60.

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel é jornalista pela ECA - USP. Passou pela Rádio USP, Jornal da USP, UOL e DOC Films. Não dispensa café e podcast. É fã de "Moleque Atrevido" do Jorge Aragão.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas