Há algum tempo, o Sixty Symbols perguntou a alguns físicos o que eles acham que aconteceria se você colocasse a mão no feixe de partículas do LHC e… ninguém sabia. Agora eles falaram direto com físicos do CERN, organização que cuida do Grande Colisor de Hádrons, e eles descobriram.

Como explica o físico Dave Barney, o feixe do LHC é bem estreito, com menos de um milímetro de espessura. O feixe também traz partículas ao redor – às vezes a metros de distância – que ele arrasta a uma velocidade próxima à da luz. Ele tem a mesma quantidade de energia que um gigantesco navio porta-aviões em movimento, segundo Barney.

E qual o estrago que isto faria? Barney diz que o feixe “atravessaria direto a sua mão”, e o halo de partículas ao redor do feixe iria contaminar seu corpo com radiação – “você morreria bem rápido”, diz o físico.

Mas pode tocar no LHC sem medo: como explica Barney, o feixe de partículas tem tanta proteção que “há uma possibilidade zero” de colocar a mão direto no feixe. Menos mal! O Sixty Symbols promete fazer mais perguntas sérias aos físicos do CERN em breve. [Sixty Symbols via The Guardian]