A era em que robôs humanoides fazem tarefas domésticas parece estar se aproximando. Em um vídeo publicado pelo bilionário Elon Musk no X (antigo Twitter), o Optimus — robô da Tesla — aparece dobrando uma camiseta. Só que a publicação ainda revela alguns mistérios por trás do funcionamento da máquina.
No vídeo, o Optimus tira a camiseta de um cesto de roupas e dobra a peça com bastante precisão. Ao final, o robô posiciona a roupa no canto da mesa. Ainda dá para ver outras unidades da máquina em desenvolvimento espalhadas pela sala.
Assista à gravação a seguir:
Optimus folds a shirt pic.twitter.com/3F5o3jVLq1
— Elon Musk (@elonmusk) January 15, 2024
Musk só esqueceu de comentar sobre uma mão que aparece aos oito segundos de vídeo, no canto inferior direito da tela, realizando o mesmo gesto do robô. Pelo que parece, o Optimus estava reproduzindo os movimentos de um operador no laboratório.
A Forbes percebeu a mão na gravação e explicou em um artigo que esse tipo de tecnologia, apesar de impressionante, não é nova. A revista argumenta que máquinas movidas por sensores de movimento existem desde os anos 1960.
Em resposta ao vídeo, o próprio Elon Musk explicou que o Optimus ainda não consegue realizar a tarefa de forma autônoma, nem em outros ambientes. A ideia é que, no futuro, isso aconteça sem a necessidade de existir uma mesa fixa ou um cesto com apenas uma camisa.
Nesta quarta-feira (17), a publicação do bilionário no X soma mais de 70 milhões de visualizações.
A trajetória do robô da Tesla até agora
O Optimus está em desenvolvimento há alguns anos. O robô foi revelado em agosto de 2021 da forma mais ridícula possível, durante um evento sobre inteligência artificial. Desde então, o robô da Tesla vem recebendo melhorias de design e funções novas.
Segundo Musk, a ideia é que o robô possa realizar tarefas chatas, repetitivas ou perigosas, como dobrar roupas e ir ao supermercado. Além disso, o bilionário quer tornar o Optimus acessível, sendo “mais barato que um carro”.
No ano passado, a Tesla compartilhou outros vídeos de atualizações do robô, que na época se chamava Tesla Bot. A empresa já demonstrou a capacidade da máquina de andar e pegar objetos e até já mostrou o Optimus praticando ioga.
O robô da Tesla não tem data de lançamento ou preço sugerido.