ELVE: fenômeno raro forma anel vermelho gigante no céu da Itália
Na última semana, um fotógrafo italiano capturou um evento raro no céu conhecido como ELVE. Essa é uma sigla em inglês para “emissão de luz e perturbações de frequência muito baixa devido a fontes de pulso eletromagnético”.
Não se assuste com o nome difícil. Em resumo, o fenômeno é uma forma rara de Sprite. Esse, por sua vez, representa nada menos do que uma descarga elétrica em grande escala que ocorre bem acima de uma nuvem de tempestade.
O ELVE fotografado surgiu nas proximidades da comuna italiana de Ancona no dia 27 de março. Ele ocupava 359 quilômetros de largura e 100 quilômetros de altura na ionosfera.
O anel vermelho visto na imagem marca o local em que o intenso pulso eletromagnético gerado pelo raio atingiu a ionosfera da Terra. Relâmpagos normais transportam de 10 a 30 quiloampères de corrente, mas o raio em questão era cerca de 10 vezes mais forte que o comum.
Valter Binotto, responsável pelo clique, precisou usar equipamentos específicos para fotografar a cena. O fotógrafo utilizou uma Sony a75, que contava com uma Nikon 20mm f/1.8 acoplada. A lente também foi deixada totalmente aberta, ou seja, com o ISO em 51.200.
“Este é o primeiro ELVE que vejo e que fotografo, as condições eram excelentes, céu claro, distância certa e enquadramento perfeito”, contou o fotógrafo ao PetaPixel.
Binotto “persegue” tempestades desde 2017. No dia do clique, o italiano pensou que encontraria apenas mais alguns sprites tradicionais. Contudo, se surpreendeu ao ver o fenômeno raro diante de suas lentes.