Você adora falar que sua cidade anda muito suja, mas no fim das contas só guarda os papeizinhos inúteis no bolso e acha que está fazendo a diferença? Já é um início, mas dá para fazer mais. Ainda mais se for algo organizado, como movimento Limpa Brasil, que pretende limpar várias cidades brasileiras num curto espaço de tempo, com ajuda de voluntários – ou seja, qualquer um que tenha olhos e perceba o quão suja nossas grandes metrópoles são.

O projeto é baseado no movimento Let’s Do It, criado na Estônia com o intuito de limpar as ruas do país. Aqui no Brasil ela ganhou o nome de Limpa Brasil e já está nos preparativos finais para começar os mutirões. A ideia é fazer a rapa nas ruas das cidades em 24 horas, mas tudo bem se a turba se estender pelo fim de semana.

A escolha das cidades foi baseada em população – quanto mais gente, mais sujeira – e 14 metrópoles foram agraciadas com o projeto: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Manaus, Belém, Fortaleza, Goiânia, Salvador, Campinas e Guarulhos. A primeira cidade varrida será o Rio de Janeiro, no dia 27 de março, e as outras cidades se estendem pelo ano todo. Só na cidade fluminense, o IBGE estima que mais de 1,2 milhão de toneladas se espalham pelas praias e ruas a cada ano. Haja falta de educação.

No site do Limpa Brasil é possível se cadastrar para ajudar o programa – seja divulgando, ajudando na logística, na organização ou simplesmente confirmando presença no mutirão. É uma ótima chance de sair da ajuda mais básica e fazer algo organizado, de forma coletiva e inteligente para ajudar sua cidade. Pode ter certeza de que ela está precisando de um banho daqueles bem longos. [Limpa Brasil via Super]