A Apple está estudando maneiras de aumentar suas receitas em publicidade. Como? Exibindo mais anúncios em aplicativos que vem de fábrica no iPhone e iPad. A informação é da Bloomberg.
Atualmente, a empresa da maçã já exibe anúncios em aplicativos próprios, como o App Store, Apple News, Stocks e Apple TV+. Porém, essa publicidade também poderá ser expandida para outros apps, como o Maps, Podcasts e Books.
No Maps, por exemplo, o usuário verá anúncios com recomendações de restaurantes ou lojas nas proximidades. Como apontou o The Verge, as empresas também pagariam para aparecer no topo dos resultados de pesquisas.
Uma maior presença de anúncios reacende a discussão se é correto exibir anúncios em aplicativos originais da Apple – assim como de outras marcas. Se o usuário já paga caro pelo dispositivo (e também pelo uso dos aplicativos pré-instalados), ele ainda é obrigado a ver anúncios?
Vale lembrar que, em 2011, quando o iCloud foi lançado, Steve Jobs afirmou que o serviço não teria anúncios.
E a transparência no iPhone?
No ano passado, a Apple lançou um novo recurso de transparência que oferecia aos usuários a possibilidade de bloquear o rastreamento realizado de apps e sites para fins de publicidade. A medida gerou um grande impacto nas receitas de pequenas e grandes empresas baseadas em publicidade, como é o caso da Meta, que alega ter perdido bilhões de dólares com a mudança.
Ironicamente, após reduzir a receita de terceiros, a Apple planeja aumentar suas próprias receitas com publicidade, inclusive usando dados das contas dos usuários para veicular anúncios. Segundo projeções do chefe de publicidade da Apple, Todd Teresi, a expectativa é dobrar os ganhos atuais nos próximos anos – estimados atualmente em cerca de US$ 4 bilhões.
Apesar desse aumento da quantidade de publicidade em iPhones e iPads, a Apple afirma que o seu sistema de anúncios interno “não segue você em aplicativos e sites de outras empresas”. Será mesmo?