_Apple

Em breve, iPhone terá ainda mais anúncios e propagandas

Apple quer dobrar receita com publicidade nos próximos anos. Como? Exibindo mais anúncios. Veja os apps do iPhone que podem contar com propagandas no futuro

Vazamento aponta que iOS 17 pode integrar iPhone à casa inteligente

Imagem: Pexels/Reprodução

A Apple está estudando maneiras de aumentar suas receitas em publicidade. Como? Exibindo mais anúncios em aplicativos que vem de fábrica no iPhone e iPad. A informação é da Bloomberg.

Atualmente, a empresa da maçã já exibe anúncios em aplicativos próprios, como o App Store, Apple News, Stocks e Apple TV+. Porém, essa publicidade também poderá ser expandida para outros apps, como o Maps, Podcasts e Books.

No Maps, por exemplo, o usuário verá anúncios com recomendações de restaurantes ou lojas nas proximidades. Como apontou o The Verge, as empresas também pagariam para aparecer no topo dos resultados de pesquisas.

Uma maior presença de anúncios reacende a discussão se é correto exibir anúncios em aplicativos originais da Apple – assim como de outras marcas. Se o usuário já paga caro pelo dispositivo (e também pelo uso dos aplicativos pré-instalados), ele ainda é obrigado a ver anúncios?

Vale lembrar que, em 2011, quando o iCloud foi lançado, Steve Jobs afirmou que o serviço não teria anúncios.

E a transparência no iPhone?

No ano passado, a Apple lançou um novo recurso de transparência que oferecia aos usuários a possibilidade de bloquear o rastreamento realizado de apps e sites para fins de publicidade. A medida gerou um grande impacto nas receitas de pequenas e grandes empresas baseadas em publicidade, como é o caso da Meta, que alega ter perdido bilhões de dólares com a mudança.

Ironicamente, após reduzir a receita de terceiros, a Apple planeja aumentar suas próprias receitas com publicidade, inclusive usando dados das contas dos usuários para veicular anúncios. Segundo projeções do chefe de publicidade da Apple, Todd Teresi, a expectativa é dobrar os ganhos atuais nos próximos anos – estimados atualmente em cerca de US$ 4 bilhões.

Apesar desse aumento da quantidade de publicidade em iPhones e iPads, a Apple afirma que o seu sistema de anúncios interno “não segue você em aplicativos e sites de outras empresas”. Será mesmo?

Sair da versão mobile