Em seu app Truth Social, Trump afirma que foi “indicado” e não “indiciado”
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, resolveu se pronunciar nas redes sociais depois de ser indiciado criminalmente pelo grande júri de Manhattan, nos Estados Unidos, por um crime que envolve o suborno a uma atriz pornô.
O político teria pago cerca de US$ 130 mil à estrela Stormy Daniels, em 2016. O fato ganhou destaque em meados de 2018. O The Wall Street Journal revelou que em outubro de 2016, um mês antes das eleições, o advogado do ex-presidente fez um pagamento à atriz pornô. O dinheiro era parte de um acordo de sigilo com Stormy, para que falasse em público sobre um caso que teve com Trump no passado.
Fato é que o pagamento em si não era ilegal. Porém, ao reembolsar seu advogado, o ex-presidente registrou o pagamento como “honorários advocatícios”. Ou seja, falsificou o verdadeiro destino do dinheiro. O ato pode ser configurado como contravenção, de acordo com promotores de Nova York.
SObretudo, o caso pode ter violado as leis eleitorais, já que o escândalo foi para ocultar a relação de Donald com a atriz.
Donald Trump se manifesta
Com a volta do caso à tona nesta semana, Donald Trump falou abertamente sobre o fato. Usando sua rede social, a “Truth Social”, plataforma de mídia semelhante ao Twitter, o político abriu o jogo, postando uma declaração aos seguidores e imprensa.
Errando as palavras ao afirmar que foi “indicado” (“indicated”) e não indiciado ( “indicted” ), o político comentou: “esses Thungs e Monstros da Esquerda Radical acabam de indicar o 45º Presidente dos Estados Unidos da América, e o principal Candidato Republicano, de longe, para a Indicação de 2024 para Presidente”.
Por fim, disse: “este é um ataque ao nosso país como nunca antes visto. É também um ataque contínuo às nossas outrora eleições livres e justas. Os EUA são agora uma NAÇÃO do terceiro mundo, uma nação em sério declínio. Tão triste!”.
Confira a publicação do ex-presidente dos EUA: