Tecnologia

Embaixo d’água: Nubank faz a transação financeira mais profunda da história

Transação do instituição financeira foi realizada a 50 quilômetros da costa do México a uma profundidade de 20,1 metros
Imagem: Guinness World Records/Reprodução

A divisão do México da Nubank, uma das principais fintechs da América Latina, é atualmente a marca detentora do recorde de transação bancária sob a água mais profunda da história. O feito aconteceu no segundo semestre do ano passado. E já está devidamente registrado no Guinness World Records.

O mergulho histórico aconteceu em setembro de 2023 no oceano de Sisal, local conhecido por abrigar a cratera de Chicxulub, onde especialistas acreditam que caiu o meteoro que ocasionou a extinção dos dinossauros. 

Como foi o recorde do Nubank

Para executar o ambicioso plano da instituição financeira a mergulhadora Regina Valverde ficou responsável por levar um celular a uma profundidade de 20,1 metros para transferir, com sucesso, 500 pesos mexicanos, o que dá aproximadamente de R$ 148 em conversão direta.

Imagem: Guinness World Records/Reprodução

Para viabilizar este projeto, foram realizados alguns testes para aferir a resistência do dispositivo móvel que seria utilizado durante para transferir o montante. Os primeiros testes foram realizados em uma máquina de lavar completamente cheia de água e posteriormente em piscinas, até finalmente chegar ao mar.

No entanto, a tarefa era bem complexa que parecia. O local do mergulho foi a 50 Km da costa do México. É em uma região com fortes correntes marítimas e alta pressão conforme a profundidade vai aumentando. Nas primeiras tentativas, o cabo de conexão de internet acabou se rompendo. Isso fez a empresa trabalhar em uma versão mais reforçada para poder viabilizar seu plano.

A busca pelo recorde foi uma maneira “radical” de comunicar ao público que a tecnologia da empresa pode ser utilizada até mesmo sob as condições mais adversas.

Antes da tentativa oficial, ocorreram pelo menos cinco testes nas condições em que o mergulho seria de fato realizado. Isso para garantir que o recorde pudesse ser quebrado. No dia 13 de setembro, tudo, enfim, deu certo e agora a empresa pode ostentar seu recorde, que está imortalizado no Guinness World Records.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas