Embraer promete carros voando pelo céu do Brasil em 2026
Na quinta-feira (20), a Embraer anunciou a construção de uma nova fábrica perto de São Paulo para produzir carros voadores elétricos, que devem começar a voar pelo Brasil a partir de 2026. O anúncio foi feito em conjunto com a Eve, empresa de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL).
Com expectativa de lançamento no mercado em 2026, segundo a Embraer, os carros voadores farão voos urbanos no Brasil com zero emissão e ruídos até 90% inferiores aos de helicópteros.
Em junho, a Embraer informou que a Eve espera nomear fornecedores adicionais de componentes. Esses componentes são sistemas de controle de voo, aviônica, estrutura aérea e sistemas de gerenciamento de energia no futuro.
Aliás, a construção será parte de uma expansão de uma fábrica já existente da Embraer na cidade de Taubaté, no estado de São Paulo. Contudo, o projeto só começa após aprovação das autoridades competentes.
Além disso, a escolha do local foi estratégica, pois está próximo a duas importantes rodovias, uma ferrovia e, principalmente, à cidade de São José dos Campos, onde fica a sede da Embraer.
O co-CEO da Eve, Andre Stein, disse que o objetivo é oferecer produtos e serviços seguros e confiáveis ao mercado e ser altamente competitivo em eficiência de fabricação.
Portanto, segundo Stein, a equipe responsável pela fabricação dos carros voadores será responsável por projetar uma linha de montagem que prioriza “segurança, qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade”.
O presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, afirmou que a decisão se alinha com o plano de estratégia e crescimento da empresa.
A Embraer planeja iniciar a montagem do primeiro protótipo dos carros voadores durante a segunda metade de 2023, seguido pela campanha de testes nas principais capitais do Brasil em 2024 e o início do serviço em 2026.