Empresa chinesa vai testar “carro voador” autônomo em Curitiba

Veículo com 16 motores pode atingir 3 mil metros de altitude e velocidade de 130 km/h. Primeiros voos comerciais devem acontecer a partir de 2026
evtol
Imagem: EHang/Reprodução

Curitiba, capital do Paraná, será a primeira cidade da América Latina a receber um teste de voo de um eVTOL (sigla em inglês para aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais). O “carro voador” da empresa chinesa EHang será usado em um teste sem tripulantes durante o Smart City Curitiba Expo, evento que acontece entre os dias 22 e 24 de março.

O modelo que fará o voo é o EH216, veículo autônomo que já passou por testes na China e Europa. Ele conta com 16 motores, pode atingir até 3 mil metros de altura e até 130 km/h.

Para poder transportar pessoas no Brasil, a empresa precisará de uma autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), órgão responsável pela regulação e fiscalização de atividades da aviação civil.

O Brasil também investe em seus próprios eVTOLs. A Eve, subsidiária da Embraer apresentou no ano passado o protótipo da cabine de seu primeiro eVTOL, no Farnborough Airshow, evento da indústria aeroespacial que aconteceu na Inglaterra no mês de julho.

A Eve espera ter 200 veículos em perfeito funcionamento e transportando 5 milhões de pessoas em viagens comerciais até 2035. Se tudo ocorrer como o planejado, a empresa deve começar seus primeiros voos comerciais a partir de 2026.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas