Este vídeo vindo da China é glorioso: nele, a empresa GooPhone ameaça processar a Apple caso ela “copie” o design do seu smartphone i5, inspirado nos vazamentos do iPhone 5 que vemos há meses.

A ameaça é séria? Não sei, mas o vídeo é ótimo. A narradora ameaça a Apple em uma língua que tenta ser inglês, mas não é. E a música vai ficando mais intensa e épica à medida que cresce a ameaça.



A transcrição do vídeo inteiro está abaixo, mas o mais importante: segundo a empresa de Hong Kong, se ela chegar primeiro ao mercado, ela tem prioridade sobre a patente de design. Isso não faz muito sentido, porque toda empresa precisa proteger seu design antes do produto chegar ao mercado – senão alguém fará isso por ela.

Mas não interessa: a GooPhone diz que eles chegaram primeiro, o design é deles e se a Apple usar o mesmo design, eles vão atacar: “esta poderia ser a história da marca registrada do iPad se repetindo de novo”, diz a empresa. A Apple precisou pagar US$60 milhões a uma empresa na China para garantir a marca registrada iPad no país.

É bem difícil de acreditar que eles processem mesmo a Apple. Tudo parece mais um truque para chamar a atenção e divulgar o GooPhone i5, com o suposto design do iPhone 5. Segundo o GizChina, ele deve ter tela de 4″ com resolução HD, processador quad-core Tegra 3, 1 GB de RAM e câmera de 8MP. O GooPhone i5 deve rodar Android 4.0 com tema de iOS. [GizChina via Android Authority]

Transcrição:

Hoje eu vou mostrar a você o primeiro conceito da máquina de Deus, o GooPhone i5. A primeira máquina de experiência estará à venda na China antes do iPhone 5 ser publicado.

Diz-se que a máquina é [feita através de] pesquisa e desenvolvimento independente, com processadores quad-core, e com direitos de propriedade intelectual independentes, e a aparência do aparelho em patente.

O site oficial www.goophone.hk tem pôsteres anunciando-o como vida “sniper” e jura resistir ao iPhone 5, de fora do país.

De acordo com a lei de marca registrada, qualquer que seja a aparência do iPhone, o primeiro uso e primeira operação é quem tem prioridade [propriedade?]. As patentes do iPhone levantaram um grande bastão [padrão?], e têm sido a culpa de indignação global.

Se a aparência do iPhone for a mesma do GooPhone i5, esta poderia ser a história da marca registrada do iPad se repetindo de novo. Vamos esperar para ver como [será] o resultado final na conferência do iPhone.