Empresa que descobriu hacker na SolarWinds é comprada pelo Google
O Google acaba de comprar a empresa Mandiant, por US$ 5,4 bilhões – quase R$ 28 bilhões na conversão para o real. A aquisição foi anunciada em março e concluída na segunda-feira (12), noticiou a big tech.
Criada em 2004, a Mandiant ficou conhecida ao detectar a invasão hacker aos sistemas da SolarWinds, que fornecia e-mails e armazenamento ao governo dos EUA. Ninguém percebeu a ação dos invasores por pelo menos nove meses.
Em comunicado, a big tech informou que a empresa deve manter a própria marca enquanto opera na filial do Google Cloud. A experiência da Mandiant com o rastreamento do ataque hacker foi um dos diferenciais para o interesse do Google.
Segundo Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, a companhia quer usar esse recurso no processamento de dados e aprendizado de máquina a fim de proteger clientes contra ameaças cibernéticas.
A aquisição amplia os recursos de inteligência contra ameaças do Google. A empresa do Vale do Silício já usa o TAG (Threat Analysis Group), equipe que rastreia e combate tentativas de invasão por hackers.
Antes do Google, havia um rumor de que a Microsoft também buscava um acordo para comprar a Mandiant. O CEO da empresa de segurança, Kevin Mandia, escreveu em seu blog que a aquisição do Google vai melhorar a resposta a esses ataques.
“Ao combinar nossa experiência e inteligência com a escala e os recursos do Google Cloud, podemos fazer uma diferença muito maior na prevenção e combate hacker e ataques cibernéticos”, afirmou.