Encélado, a lua de Saturno, pode ter os 6 elementos essenciais da vida
A missão Cassini-Huygens foi enviada a Saturno em 1997. Os anos de investigação da sonda renderam informações que impressionaram os cientistas. Uma delas envolve Encélado, uma das 82 luas que orbitam o planeta.
Com o passar do tempo, os astrônomos revelaram água líquida em Saturno e também nuvens de grãos de gelo e vapor d’água que ocupavam a atmosfera. Após análises, descobriram que o planeta contava com quase todos os blocos fundamentais para a construção da vida: hidrogênio, oxigênio, carbono, nitrogênio e outros compostos que poderiam servir como fonte de enxofre.
Mas faltava o fósforo. Esse elemento não confirmaria que o planeta é habitado, mas sim que ele é habitável. Isso significa que microrganismos poderiam prosperar ali, aumentando as chances dos cientistas de encontrar vida (não necessariamente inteligente) extraterrestre.
Um novo estudo publicado na revista PNAS sugere que o fósforo também está presente no planeta, dissolvido em seu oceano. Para chegar a tal hipótese, os cientistas consideraram que o planeta possui um núcleo sólido, que provavelmente contém todos os elementos abundantes do Universo. O fósforo entraria nessa conta.
Possíveis interações entre o núcleo de Saturno e seu oceano poderiam ter permitido que os minerais de fosfato das rochas fossem liberados no oceano. Consequentemente, devido a temperatura, pressão e acidez do ambiente, os fosfatos teriam se tornado solúveis.
Christopher Glein, pesquisador do Southwest Research Institute (EUA) e um dos líderes do estudo, disse em comunicado que os níveis de fósforo dissolvido em Saturno podem ser “próximos ou até superiores aos da água do mar na Terra moderna”. De toda forma, mais estudos são necessários para confirmar a presença do elemento na lua.