Usuários do Xbox Cloud Gaming estão relatando filas de até 1 hora para executar jogos no serviço. Esta longa espera é atribuída à entrada de “GTA V” no Game Pass e ao aumento do número de usuários.
“FIFA 23” é outro jogo de sucesso que entrou há poucas semanas no serviço. O simulador de futebol é um dos títulos que têm maior número de usuários ativos diários em todo o planeta. Portanto, é natural pensar que a presença pode ter contribuído para aumentar o tráfego de jogadores que acessam a plataforma diariamente. Mas será que os novos jogos são mesmo o real motivo das filas?
Obviamente, jogadores acostumados a começar suas gameplays após alguns segundos não ficaram nada contentes com o que vem acontecendo nas últimas semanas. Segundo o portal Windows Central, a Microsoft alterou a forma de funcionamento de sua plataforma de games e essa mudança pode ser a grande causadora do transtorno.
Como o catálogo do serviço cresceu bastante, nem todos os jogos ficam instalados 100% do tempo nos servidores. Em alguns casos, a empresa redireciona a requisição da execução de games para servidores próximos. Este cenário pode fazer que o jogo demore um pouco até ficar pronto.
Além disso, a Microsoft tem “emprestando” alguns ciclos de GPU para o sistema de IA generativa do Bing Chat. GPUs de alto desempenho são essenciais para o funcionamento dos chatbots de inteligência artificial. E como a tecnologia é uma das principais apostas da empresa, parte da infraestrutura do Cloud Gaming foi “sacrificada” para alimentar os sistemas de IA.
O Game Pass está disponível dentro da assinatura do Xbox Game Pass Ultimate, o plano mais caro do serviço. Os jogadores que quiserem testar o serviço sem pagar nada podem jogar “Fortnite” em qualquer dispositivo que tenha acesso à uma conexão de internet estável.
É importante destacar que o Cloud Gaming é a única opção possível para jogar o battle royale da Epic Games em smartphones, uma vez que o título se encontra banido da App Store e Google Play por violar as diretrizes dos sistemas de pagamentos das plataformas.