Você é um fã do universo “Star Wars” e acha que a franquia por vezes é desprezada pela Academia? Bom, não espere para ver “Obi-Wan Kenobi” entre os indicados ao Emmy 2022, mesmo se a estreia fizer sucesso entre a crítica e os fãs. Segundo informações da Variety, a série deve ficar para o ano seguinte na premiação televisiva.

De acordo com as regras do Emmy, uma série precisa estrear antes de 31 de maio para concorrer às categorias. Caso estreie antes disso, mas não termine a temporada até a data, é necessário que as emissoras ou plataformas de streaming disponibilizem todos os episódios até a data exclusivamente para os jurados.

O problema é que as votações para o Emmy 2022 começam no dia 16 de junho, e “Obi-Wan Kenobi”, estreia no Disney+ em 27 de maio, com seu episódio final indo ao ar em 22 de junho. Com isso, a pequena diferença nas datas faz com que a janela de elegibilidade seja empurrada para a premiação do próximo ano.

Além disso, devido à preocupação com spoilers, é improvável que o estúdio disponibilize os capítulos de “Obi-Wan Kenobi” antecipadamente para os mais de 20 mil votantes da Academia.

Vale lembrar que nos últimos anos, tanto o universo “Star Wars” quanto a Marvel Studios ganharam destaque no Emmy, com séries como “The Mandalorian‎‎” e ‎”WandaVision”‎‎ recebendo muito reconhecimento.

De acordo com a descrição oficial, “Obi-Wan Kenobi” se passará “dez anos após os eventos de ‘A Vingança dos Sith’, trazendo o reencontro entre o Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi e Darth Vader.” A minissérie está agendada para estrear em 27 de maio, com dois episódios.

Além do retorno de Ewan McGregor ao papel principal, Obi-Wan Kenobi ainda terá Hayden Christensen interpretando Anakin Skywalker/Darth Vader. Rupert Friend (Homeland) e Kumail Nanjiani (Eternos) completam o elenco, e o roteiro é de Joby Harrold (No Limite do Amanhã).

O Emmy 2022 acontece no dia 12 de setembro e premia os principais produções da TV e do streaming.