Erupção de vulcão submarino “deu luz” a uma ilha no Oceano Pacífico; veja
Uma ilha completamente nova está nascendo no Oceano Pacífico. O espaço de terra é resultado de um vulcão submarino localizado nas Ilhas Centrais de Tonga, que entrou em erupção no dia 10 de setembro.
Segundo o Observatório da Terra da NASA, a lava do monte submarino Home Reef se solidificou depois de entrar em contato com a água. Isso fez com que ela emergisse das profundezas do oceano e formasse uma nova massa de terra. Esse processo inicial levou cerca de 11 horas.
Em 16 de setembro, a ilha recém-nascida já tinha 170 metros de diâmetro. Em seguida, passou para 182 metros. Agora, estima-se que ela cubra 24.000 metros quadrados com uma elevação de 10 metros acima do nível do mar.
O satélite Landsat 9 captou imagens da nova ilha em 14 de setembro. É possível visualizar uma vasta nuvem de vapor e cinzas se afastando do vulcão.
Há, ainda, uma “mancha” de água descolorida que cresce ao redor da massa de terra. Esse fenômeno deriva do superaquecimento da água do mar, que fica mais ácida por causa da rocha vulcânica e do enxofre.
A ilha fica a sudoeste da Ilha Late e a nordeste do vulcão Hunga Tonga – parte do arco vulcânico de alta atividade de Tonga-Ilhas Kermadec, zona que se estende desde a Nova Zelândia até o nordeste das Ilhas Fiji.
A região concentra a maior densidade de vulcões subaquáticos do mundo, pois é uma área onde três placas tectônicas se chocam continuamente.
O que esperar?
O mais provável é que a ilha-bebê não dure por muito tempo. A tendência é que a erosão das ondas degradem a rocha vulcânica rapidamente, apontou a NASA. “As ilhas criadas por vulcões submarinos costumam ter vida curta, embora ocasionalmente persistam por anos”, diz o comunicado.
A formação vulcânica Home Reef teve, até agora, quatro erupções, em 1852, 1857, 1984 e 2006. Esses eventos formaram pequenas ilhas que chegaram a 70 metros de altura acima do nível do mar, mas que já não existem mais.
Como em tudo, há exceções. Em 2014, um vulcão submarino nesta mesma parte do Pacífico entrou em erupção e formou a ilha de Hunga Tonga-Hunga Ha’apai. Apesar de sua juventude, a ilha já reúne um ecossistema próprio, com aves e vegetação.