Apesar do avanço das vacinas, a pandemia de Covid-19 ainda segue atingindo pessoas por todo o planeta. Agora, especialistas do Reino Unido levantaram preocupações sobre um novo sintoma da doença que parece se destacar quando comparado aos outros já conhecidos.
Em entrevista ao jornal britânico The Independent, Tim Spector, cofundador do aplicativo Covid Symptom Study, disse que dois terços dos pacientes estão relatando principalmente dor de garganta no início da infecção.
A febre e a perda de olfato tornaram-se sintomas raros. Por conta disso, muitos idosos infectados pelo Sars-CoV-2 acabam confundindo a Covid-19 com um resfriado comum e não realizam testes.
Os britânicos se preocupam com a alta de casos no país. De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas Britânico, 1,1 milhão de residentes do Reino Unido testaram positivo para a doença entre 11 e 20 de setembro. Essa é a primeira vez que o total de casos do país ultrapassa a faixa de um milhão desde o final de agosto de 2022.
Covid-19 no Brasil
O Brasil segue uma tendência de estabilidade. A média móvel de casos nos últimos 7 dias sofreu uma variação de -15% em relação a duas semanas atrás. Já a média móvel de mortes teve uma pequena alta de 5% quando considerado o mesmo período.
No último sábado (1), foram registradas 218 mortes em decorrência da Covid-19, o maior número de mortes em 24 horas desde 30 de agosto. Na data, haviam sido contabilizadas 229 óbitos provocados pelo vírus.